Quando a Force Índia foi constituída em 2007, imaginou-se que Vijay Mallya poderia a encher de indianos ou de colocar, pelo menos, um piloto indiano. Contudo, mesmo com Narain Kathikeyan e Karun Chandhok, Mallya nunca quis nenhum dos dois, alegando querer mais e melhores talentos. Bom, essa explicação é verdadeira pela metade, porque a outra metade tem a ver com puro ego: é que Mallya, um dos homens mais ricos da Índia não se dá bem com Vicky Chandhok, o pai de Karun e o presidente da Federação de Automobilismo da Índia.
Pois bem, isso pode estar a mudar. Com a Force India a não decidir quem é o segundo piloto, e o caso a cada dia a ganhar contornos de leilão, mais um candidato poderá ter aparecido: Narain Kathikeyan. O veterano piloto de 36 anos poderá ter o apoio do seu patrocinador de sempre, a Tata, e esta estaria disposta a colocar 25 milhões de euros em cima da mesa para ficar com o lugar. E isso, numa altura em que Vijay Mallya está a braços com os problemas da Kingfisher Air e a Sahara com problemas com as autoridades bolsistas locais, a intervenção de uma terceira companhia indiana, mesmo que fosse para colocar um piloto local numa equipa que quer ser a bandeira do subcontinente, seria ótimo para o ego.
Contudo, as coisas poderão ser complicadas. É que a Force Índia quer Jules Bianchi devido à sua ligação com a Ferrari, e a marca quer os seus motores em 2014. E ter esses motores significa uma poupança de 25 milhões de euros. E é por isso que ainda nada se decidiu, embora, claro, Bianchi participe ativamente nos testes, pois é o terceiro piloto da marca. Subir na escala é uma tentação, mas provavelmente poderá estar a comprometer operações de curto prazo. Acresce-se também que a Force India é a unica equipa que não tem patrocinadores exteriores, ou seja, alguém que não seja nenhuma das empresas de Mallya ou da Sahara. Por outras palavras: é uma montra de milionários. A aceitar Karthikeyan, ele traria consigo um patrocinador externo, de origem tão indiana como so outros. Será que Mallya cede ainda mais ao seu orgulho?
Em suma: esta novela poderá nem se fechar antes dos testes de Barcelona, previstos para começar a 19 deste mês...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...