segunda-feira, 25 de março de 2013

E na Mercedes...

O dia seguinte à famosa desobediência de Sebastian Vettel às ordens de equipa da Red Bull está a ser agitado. Todos querem tirar conclusões à manobra do piloto alemão, e a maior parte deles é desafavorável. Contudo, toda esta discussão desviou a atenção sobre outro assunto, outra polémica. Quem é que fala por estes dias sobre a decisão de Ross Brawn de impedir Nico Rosberg de atacar Lewis Hamilton para o terceiro lugar?

Por incrivel que possa parecer, fala-se. E Brawn não sai bem na foto. O facto da decisão tomada por Ross Brawn, em Sepang, tão cedo no campeonato, de dar a Hamilton o estatuto de primeiro piloto, a favor de Nico Rosberg, caiu mal. Especialmente quando se sabe que o britânico teve uma paragem a mais que Rosberg, que teve problemas para salvar combustível na parte final da corrida e o germano-finlandês estava em melhores condições de ir atrás dos Red Bull, mesmo se o segundo lugar fosse algo inalcançável.

No final da corrida, Lewis Hamilton confessou o seu embaraço - mas não teve a atitude ou a inteligência de deixar passar Rosberg para o terceiro posto, por exemplo - e Niki Lauda também não gostou dessa atitude. Mesmo "Toto" Wolff, mais conciliador nas suas declarações, não deixou de criticá-la, e provavelmente, isto poderá ter contribuído para o apressar da sua saída da marca de três pontas. 

E também parece que esta atitude de Brawn está a querer demonstrar que não confia nas potencialidades de Nico Rosberg como primeiro piloto, que está lá desde 2010 e penou durante duas temporadas para desenvolver o carro que o piloto britânico - que chegou ali de para-quedas e a troco de um “camião de euros” - colhesse os frutos. É o primeiro pódio do ano, é certo, e parece que a Mercedes está a demonstrar-se agora que é uma equipa para os primeiros lugares, embora ainda esteja longe de Red Bull e da Ferrari de Fernando Alonso.

Já se começa a falar que isto poderá ser mais uma boa razão para que a marca o dispense no final desta temporada, se não antes. Com Nick Fry a sair da equipa - a sua saída foi confirmada na semana passada - e a cúpula mais interessada em ir buscar mais elementos da McLaren - Paddy Lowe vem no próximo ano - a sua influência está a diminuir cada vez mais. É algo que está a ser planeado, mas provavelmente esta história de Sepang poderá ter reduzido a margem de manobra de Brawn ao mínimo. Se tentar novo truque, provavelmente a Mercedes não se importará de pagar um extra para que ele saia antes de tempo.

2 comentários:

  1. Creio que tenhas confundido Nick Fry com Pat Fry.

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  2. Meu caro, antes demais minhas saudações, sou blogueiro também, mas sou um FÃ VICIADO DO TEU BLOG, sobre o acontecimento do Gp da Malásia já todos nós falamos, concordo com você que escreve 99,9% das vezes, mas discordo neste embrulho da Mercedes, primeiro o estilo de pilotagem do Lewis é das antigas é certo, depois tanto em Melbourne como em Sepang o seu ritmo foi sempre mais rápido que o do Nico, enquanto não recebeu a ordem para diminuir o ritmo controlou sempre o Rosberg, concordo que o Brown não devia ter feito essa decisão, mas é por isso que ele é pago para tomar decisões, e ele fez o que achou melhor, penso que ele esta á ser injustiçado com tantas criticas, os tempos por volta tanto do Nico como do Lewis demonstração que eles praticamente estavão no mesmo ritmo, pode-se argumentar que o Nico poderia estar mais rápido se tivesse passado o companheiro, mas é ai onde reside o argumento do Ross, Rosberg, não foi capaz de o fazer desde o inicio da corrida,na parte final da corrida tentou, mas o Lewis respondeu os ataques, e enquanto os carros estavam com bom ritmo, o Lewis lutava para vencer a corrida, tanto que o Vetel só o passou na ultima rodada de troca de pneus, quando ele teve que diminuir o ritmo, pelo o meu modesto raciocínio, não foi a pilotagem do Lewis, mas sim o erro de calculo da equipa no que diz respeito a gasolina, erro esse que já admitiram, ordens de equipe é o câncer que vai estrangulando a F1, mas há que ser justo quando criticamos algumas atitudes, feita essa ressalva, teu blog é extraordinário, aquele post sobre o Senna, então é poderoso! Meus parabéns meu caro

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...