Está a ser um primeiro dia agitado e equilibrado neste Rali do México. Três das quatro marcas presentes já passaram pela liderança (Ford, Citroen e Volkswagen) e a liderança já foi disputada por Mads Ostberg, Mikko Hirvonen e Sebastien Ogier, com este último a ser o atual lider do rali e a querer abrir uma vantagem sobre o norueguês da Ford.
Mas vamos por partes: depois de Mikko Hirvonen ter sido o melhor no "shakedown" e escolher a sua ordem de saída, o rali começou com Ogier na frente, após as Super-Especiais. Na primeira classificativa "a sério", Ogier tentou manter a liderança, mas tinha o Ford de Mads Ostberg no seu encalço, e este não queria deixar escapar o piloto francês. Apesar disso, o piloto norueguês queixava-se no final dessa classificativa de ter "um carro sobrevirador". Após alguns ajustes no "setup", Ostberg melhorou e conseguiu alcançar Ogier na quarta especial, ultrapassando-o na liderança.
Contudo, Ogier reagiu e duas classificativas mais tarde, beneficiou dos problemas de Ostberg, que se queixou de ter tocado numa pedra e por causa disso, abrandou o ritmo: “Algo de estranho se passou com o carro. Tinha a certeza que tinha um furo e abrandei. Também lutei muito com o carro no início do troço pois estava muito duro”, disse depois, no final dessa classificativa. Ogier tentou afastar-se, mas não está a ser fácil, pois tem os outros três pilotos atrás de si.
Contudo, Ogier reagiu e duas classificativas mais tarde, beneficiou dos problemas de Ostberg, que se queixou de ter tocado numa pedra e por causa disso, abrandou o ritmo: “Algo de estranho se passou com o carro. Tinha a certeza que tinha um furo e abrandei. Também lutei muito com o carro no início do troço pois estava muito duro”, disse depois, no final dessa classificativa. Ogier tentou afastar-se, mas não está a ser fácil, pois tem os outros três pilotos atrás de si.
O primeiro grande azarado do rali foi Jari-Matti Latvala, que logo na primeira especial bateu numa pedra e perdeu imenso tempo devido aos danos, mais do que suficientes para não correr mais hoje e provavelmente regressar para fazer o "Rally2". Outro que começou bem o Rali, o australiano Chris Atkinson, estava na sexta posição após a terceira especial, mas logo a seguir teve um problema no seu carro e desapareceu do "top ten", estando agora na 11ª posição.
Já Mikko Hirvonen, o vencedor do "shakedown" não começou muito bem, mas depois começou a ter um andamento mais sólido e a tentar apanhar os dois pilotos da Ford, Ostberg e o belga Thierry Neuville, que está a ter um excelente rali e a tentar acompanhar os da frente. Ao final da décima classificativa, o finlandês era o terceiro classificado, com 4,9 segundos a favor do belga.
Atrás, já muito distante dos quatro primeiros, está o Citroen de Dani Sordo, que nunca deu nas vistas neste primeiro dia nas classificativas mexicanas. Sordo está a uns distantes um minuto e 42 segundos de Ogier, e não parece que os poderá apanhar, excepto em caso de acidente. 41 segundos mais atrás vêm o qatari Nasser Al Attiyah, no seu Ford, e este já tem um minuto e cinco segundos de vantagem sobre o americano Ken Block, o sétimo classificado no seu Ford Fiesta WRC.
Um minuto atrás de Block vem o local Benito Guerra, no seu Citroen DS3 WRC, e a fechar o "top ten" estão o checo Martin Prokop (que teve problemas de travões ao longo do dia) e o polaco Michal Kosciuszko, no seu Mini JCW WRC.
Atrás, já muito distante dos quatro primeiros, está o Citroen de Dani Sordo, que nunca deu nas vistas neste primeiro dia nas classificativas mexicanas. Sordo está a uns distantes um minuto e 42 segundos de Ogier, e não parece que os poderá apanhar, excepto em caso de acidente. 41 segundos mais atrás vêm o qatari Nasser Al Attiyah, no seu Ford, e este já tem um minuto e cinco segundos de vantagem sobre o americano Ken Block, o sétimo classificado no seu Ford Fiesta WRC.
Um minuto atrás de Block vem o local Benito Guerra, no seu Citroen DS3 WRC, e a fechar o "top ten" estão o checo Martin Prokop (que teve problemas de travões ao longo do dia) e o polaco Michal Kosciuszko, no seu Mini JCW WRC.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...