Xangai foi a qualificação de que muitos esperavam, mas não o seu resultado final. Não esperavam ver os Red Bull fora do "top three", não esperavam ver Lewis Hamilton na "pole-position", e não esperavam que o resultado final fosse tão "no fio da navalha". Mas aconteceu, e Hamilton deu à Mercedes a sua primeira pole-postion do ano, precisamente no mesmo local onde, doze meses antes, a marca de Estugarda venceu pela primeira vez desde o seu regresso à Formula 1.
Ao seu lado, no segundo lugar, está o Lotus de Kimi Raikkonen, fazendo o possível para que a velha profecia possa ser concretizada, enquanto que Fernando Alonso vai ser o terceiro na grelha, na frente de Nico Rosberg, Felipe Massa e Romain Grosjean.
Mas essencialnente, esta qualificação foi mais uma escolha entre os pneus mais macios e os mais duros. Quem usou os macios agora terá dificuldades em usá-los na corrida, pois poderão desfazer-se em menos de dez voltas, e foi por isso que muitos decidiram poupar nos pneus, ora reciclando, ora abdicando de dar voltas na Q3.
E foi por causa disso que vimos por exemplo, pilotos como Daniel Ricciardo a entrarem na Q3, com o seu Toro Rosso - vai ser o sétimo na grelha - enquanto que Sebastian Vettel decidiu não fazer uma volta na Q3 para poupar nos pneus - depois de ter falhado uma travagem - tal como Nico Hulkenberg. Jenson Button fez uma volta muito lenta (dois minutos e cinco segundos!) e vai ser o oitavo na grelha.
Mark Webber não conseguiu entrar, mas aí, ele vítima de um problema com a pressão de combustivel no Q2. Por causa disso, ele será apenas o 14º a largar. Mas isso não acabou por aqui, porque algum tempo depois, descobriu-se que ele não tinha combustivel suficiente no seu carro e foi relegado para a última posição da grelha.
Atrás, no final da grelha, entre os que ficaram no Q1, estão (quase) todos os "rookies": o Williams de Valtteri Bottas e o Sauber de Esteban Gutierrez, bem como os Marussia e os Caterham. Mas desses dois, a Marussia está bem melhor, e Jules Bianchi é definitivamente o melhor deles todos.
A corrida de amanhã, apesar de se ir disputar em piso seco, poderá ser outra lotaria com o tipo de pneus que os pilotos irão usar. Como já foi dito atrás, poderemos ver pilotos a irem para as boxes nas primeiras seis ou oito voltas porque os pneus moles se irão degradar de um modo atroz, enquanto que os que pouparam pneus, ou os que partirão com duros, serão largamente recompensados.
Em suma: quem poupar mais nos pneus será o vencedor.
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