O site da Autosport britânica afirma na sua edição de hoje que as equipas desejam antecipar a sua entrada em cena na temporada de 2014 devido aos novos regulamentos de motores, para terem mais tempo de adaptação. As equipas estão a conversar com a FIA sobre essa possibilidade, e uma definição desse tema poderá acontecer por alturas do GP de Espanha, a corrida de abertura da temporada europeia.
Apesar do regulamento proibir os testes no mês de janeiro, as equipas querem flexibilizar o artigo 22, parágrafo 4, e antecipar as apresentações para a semana de 20 a 27 de janeiro do ano que vêm, para que as equipas tenham tempo para preparar os carros e rectificar possiveis problemas que surjam ao longo do mês e meio - ou dois meses - que terão até à corrida de abertura do campeonato.
Rob White, engenheiro-chefe da Renault, acredita que essa antecipação da pré-temporada seria a melhor forma de se adequar ao novo regulamento técnico.
“Tenho uma forte opinião sobre isso: o único desfecho sensato é aquele que está a se configurar, ou seja, andar com os carros pela primeira vez no início de 2014, e isso só faz sentido se você andar com os verdadeiros carros de 2014.", declarou.
A Autosport britânica também fala que as equipas querem fazer testes no Médio Oriente, nomeadamente Qatar e o Bahrein, no sentido de experimentar os novos motores sob altas temperaturas. Ross Brawn, o patrão da Mercedes, justifica a ideia: “O importante é testar bem o motor e sua estrutura em altas temperaturas porque, se lhes usarmos pela primeira vez no Bahrein, ou qualquer que seja a primeira corrida no ano que vem, a coisa pode ficar confusa. E queremos evitar isso”, declarou.
Também se pensou na possibilidade de algum,as equipas construirem chassis interinos, para a adaptação de peças novas para 2014, mas Ross Brawn já descartou essa ideia: “Vamos antecipar nosso programa em dois ou três semanas, mas tem que se olhar para tudo à volta. Se o lançarmos tarde, para o nosso carro, está tudo bem. Mas, se o motor apresentar problemas no início do ano, não vai ser bom. Você tem que achar o equilíbrio certo”, começou por afirmar.
“Todas as equipas querem ficar prontas rapidamente com o novo motor e entendê-lo. Pode ser muito cedo, mas não tão cedo para justificar a construção de um carro especial.”, concluiu.
Sobre esse assunto, Rob White acrescentou: “Para se beneficiar disso [um carro interino], você teria que definir a configuração dele muito antes e começar a trabalhar nisso bem antes do que as equipas começaram na verdade [a construir os modelos de 2014].”
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