Eis uma noticia interessante: a BMW anunciou hoje que irá restaurar e colocar a funcionar um Brabham BT52 no Festival de Goodwood, que acontecerá entre 11 e 14 de julho deste ano, e que irá convidar Nelson Piquet para que o guie no fim de semana britânico. Essa ação insere-se nas comemorações do 30º aniversário do segundo título mundial do piloto brasileiro e também para comemorar o aniversário do primeiro título mundial conquistado pela BMW, que fora a fornecedora de motores naquele ano.
Para Jens Marquardt, o chefe da divisão desportiva da marca alemã, o BT52 é parte da história da montadora e por isso deve estar na pista.
“Um carro como este tem de estar em atividade e é bom que isso aconteça para lembrar a nós mesmos e aos nossos fãs a nossa herança”, declarou o dirigente. O chassis está em processo de restauro desde dezembro nas instalações da marca alemã.
O chassis não é um qualquer: desenhado por Gordon Murray em pouco mais de quatro meses devido à alteração dos regulamentos, no final de 1982, banindo o efeito-solo, o carro foi guiado por Piquet e pelo italiano Riccardo Patrese. Quanto ao motor, de 1.5 litros turbo, de quatro cilindros em linha, foi o resultado de um projeto desenhado pelo engenheiro Paul Rosche, debitando em qualificação cerca de 850 cavalos, reduzindo para 650 em condições de corrida.
Nas mãos de ambos os pilotos, Piquet conseguiu três vitórias - Brasil, Itália e o GP da Europa, em Brands Hatch - enquanto que Patrese venceu na última corrida do ano, na Africa do Sul. Para além disso, conseguiram duas pole-positions, um para cada um dos pilotos (Piquet na Holanda; Patrese em Itália) e cinco voltas mais rápidas: quatro para o brasileiro, um para o italiano.
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