Já tinha falado nisso na segunda-feira, mas agora é oficial: a Honda voltará à Formula 1 como fornecedora de motores da McLaren, a partir de 2015, oito anos depois de terem ido embora da competição. A marca já afirmou que as unidades de teste já estão a ser experimentadas na unidade de Tochigi, no Japão, a será o regresso de uma parceria que deu enorme sucesso entre 1988 e 1992, com os seus motores V10 e V12, para além do motor Turbo 1.5 litros, em 1988, ano em que venceram 15 das 16 corridas daquela temporada, a bordo do McLaren MP4/4.
Numa conferência transmitida em direto da sua sede, em Tóquio, o presidente da marca, Takanobu Ito, afirmou estar contente com o regresso de uma das parcerias com maior sucesso na história do automobilismo: “A Formula 1 está prestes a introduzir novos regulamentos, que exigem um motor mais reduzido com um turbocompressor e sistemas de reaproveitamento de energia, o que se encaixa melhor com as tecnologias ambientais para os veículos de produção em massa. Como resultado, mais do que nunca, podemos esperar mais feedback dos carros de corrida nos veículos de produção em série e algum feedback dos carros produzidos em série para os carros de corrida”, começou por comentar.
“Desde sua criação, a Honda tem sido uma empresa que cresce, assumindo desafios das corridas. A Honda tem uma longa história de fazer avançar nossas tecnologias e nutrir nosso povo por meio da participação na mais prestigiada categoria do mundo das corridas. Os novos regulamentos da Formula 1, com foco ambiental significativo, vão inspirar ainda mais o desenvolvimento de nossas próprias tecnologias avançadas, e isso é fundamental para nossa participação na Formula 1”, continuou.
“Temos o maior respeito pela decisão da FIA de introduzir esses novos regulamentos, que são altamente desafiadores, mas também atraentes para os fabricantes que buscam tecnologias ambientais, e para a Formula One Group, que desenvolveu a Formula 1 por um alto custo e é uma categoria top apoiada por fãs entusiasmados. Nós gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão ao Sr. Jean Todt, presidente da FIA, e ao Sr. Bernie Ecclestone, CEO da Formula One Group, que mostraram grande compreensão e cooperação para ajudar a concretizar nossa participação na Formula 1”, concluiu.
Martin Whitmarsh, o chefe da equipa, comemorou também o regresso da Honda à Formula 1 e de uma parceria de sucesso: “É uma notícia fantástica para todos que amam a Formula 1 poder receber a Honda de volta. Juntos, estamos prestes a embarcar em um novo e extremamente empolgante capítulo na história da McLaren”, começou por celebrar o dirigente britânico.
“Como a McLaren, a Honda é uma empresa que tem o automobilismo entranhado em sua herança. Estamos muito orgulhosos e entusiasmados em unir forças para, mais uma vez, enfrentar o mundo da Formula 1. Embora ambas as empresas estejam plenamente conscientes de que estamos embarcando em uma jornada muito exigente em conjunto, estamos extremamente comprometidos com o sucesso da parceria, e vamos passar os próximos 18 meses trabalhando lado a lado para garantir que estamos plenamente estabelecidos e competitivos para o nosso primeiro GP juntos em 2015”, continuou Whitmarsh.
“Os nomes de McLaren e Honda são sinônimos de sucesso na Formula 1, e para todos os que trabalham para ambas as empresas, o peso das nossas realizações passadas está fortemente sobre os nossos ombros. É uma marca da ambição e determinação que nós compartilhamos que queremos mais uma vez para elevar a McLaren-Honda para o topo da F1. Juntos, nós temos um grande legado e estamos totalmente empenhados em mantê-lo”, concluiu.
Apesar de tudo, Withmarsh não deixou de dar uma palavra de apreço à Mercedes, cuja parceria que se iniciou em 1995, terá, 19 anos depois, o seu final anunciado: “É justo reconhecer que, até o fim de 2014, vamos manter um compromisso total com o nosso parceiro atual e de longa data, a Mercedes-Benz, para a qual mantemos o maior respeito e com quem temos a intenção de seguir trabalhando com afinco e profissionalismo”, garantiu.
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