segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sobre o polémico teste secreto da Mercedes com os Pirelli

De facto, o "causo" do dia de ontem vai conhecer novos desenvolvimentos. Poucas horas depois do final da corrida do Mónaco, a FIA lançou um comunicado afirmando que sabia do teste secreto que a Pirelli fez em Barcelona, com a presença de um carro de 2013, mas que não soube totalmente sobre as circunstâncias que esta se deu: "Deveria ter sido oferecida a todas as equipas a oportunidade de testar e a FIA não recebeu a confirmação de que isso aconteceu", leu-se no comunicado que a entidade máxima do automobilismo lançou no domingo à noite.

Um porta-voz da Pirelli já revelou que a Ferrari e Red Bull foram convidadas, mas recusaram, provavelmente porque pensaram que o teste seria realizado com um monolugar de 2010, e Niki Lauda, atualmente um dos executivos da Mercedes, já veio dizer que o teste teve a presença de um delegado da FIA, para assegurar que os critérios eram cumpridos.

Dentro do nosso acordo com a FIA, existe uma disposição para convidar todas as equipas para rodar mil quilómetros de testes de pneus. Se isso for algo que sua equipa esteja interessada em dar prosseguimento, por favor, informe o seu interesse para uma eventual data para que o teste possa ser definido. Gostaríamos de oferecer a pista e o suporte de serviços”, explicou o responsável da Pirelli, Paul Hembery, numa carta dirigida à FIA, Bernie Ecclestone e a FOTA.

Contudo, a Autosport britânica fala hoje que a Mercedes tinha sido avisada pela FOTA em 2012 de que os testes privados tinham sido proibidos durante a temporada. Esse e-mail, mandado não só para todas as equipas e também para a Pirelli, fora feito como resposta a uma dúvida lançada pela marca sobre um possível levantamento, durante uma temporada, da proibição de testes, devido à tal clausula dos mil quilómetros de teste que a Pirelli fornece às equipas.

A Pirelli tem direito, nos termos do seu acordo com a FIA, de oferecer às equipas mil quilómetros de testes de pneus, de forma a que cada equipa seja tratada de maneira igual. Contudo, não há disposições dentro do regulamento desportivo para que tais testes aconteçam na temporada”, começa por afirmar o e-mail.

“[A FOTA] falou com Charlie [Whitting] para confirmar que o processo vá adiante, e há duas opções para isso: primeiro, todas as equipas tem de querer aceitar a oferta da Pirelli, e isso é comunicado à FIA, que vai alterar os regulamentos desportivos; segundo, o teste acontecerá fora da temporada (e, em seguida, o acordo dos testes começa a valer)”, concluiu.

E é com base nisso que Red Bull e Ferrari irão levar a queixa até à FIA, e esta poderá mandar o caso para o Tribunal de Apelo para ver se as regras foram cumpridas e quais seriam as sanções a aplicar. Contudo, qualquer sanção desportiva provavelmente não terá retroatividade, pelo menos em relação aos resultados do GP do Mónaco, onde a Mercedes venceu aqui pela primeira vez esta temporada, depois de quatro pole-positions consecutivas.

2 comentários:

  1. E sobre aquele caso do limite de gastos em uma temporada que a Red Bull Racing supostamente ultrapassou?

    http://jckronbauer.blogspot.com.br/2011/01/red-bull-racing-teria-rompido-acordo.html

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  2. Coisas de sempre. Uma equipe anda na frente e outras pesquisam, estudam, arrancam algo irregular para tentar acabar com tudo.

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...