Até há alguns anos, a Finlândia pertencia aos finlandeses. Não no sentido nacionalista do termo, mas que até à década passada, em 90 por cento das vezes, os vencedores do Rali da Finlândia eram os pilotos da casa, porque esses sabiam fazer as curvbas melhor do que ninguém e sabiam dos truques melhor do que os forasteiros. Contudo, com Sebastien Löeb, as coisas modificaram-se e ele começou a vencer algumas edições. Esperava-se que com ele fora de cena, as coisas voltassem ao que eram, mas depois de ver a classificação final deste ano, o mundo definitivamente mudou, e não há lugares sagrados: os finlandeses não são o que eram.
Sebastien Ogier foi o vencedor deste rali, depois de um grande duelo com Thierry Neuville e Mads Ostberg, mas este ano, não vimos finlandeses no pódio, com Mikko Hirvonen a ser o melhor... no quarto posto. É certo que a batida de Jari-Matti Latvala não ajudou (voltou, mas acabou no 17º posto final), mas no top ten só houve mais um piloto da casa: Jari Ketomaa, no sétimo posto. Curiosamente, o vencedor do WRC2, com mais de um minuto de avanço sobre Robert Kubica, que conseguiu outro nono posto e dois pontos para o Mundial.
O último dia deste rali começou com Ogier a abrir uma vantagem que parecia já ser decisiva sobre Mads Ostberg e Thierry Neuville. Apesar dessa vantagem, que na altura era de 38 segundos, o francês da Volkswagen não queria perder a concentração e andou ao ataque na maior parte do tempo. Como resultado, venceu duas das primeiras cinco especiais, com Neuville e Ostberg em luta pelo segundo posto. Ao final da manhã, a dioferença entre os pilotos da Ford era de apenas... dois segundos.
Pela tarde havia mais três troços, incluindo o temível Power Stage de Ouninpohja, onde tudo poderia acontecer no sentido da classificação final. Aí, o segundo lugar ficou decidido a favor de Neuville quando Ostberg sofreu uma saída de estrada, perdendo quase vinte segundos para o piloto belga. Mas o norueguês não foi o unico que teve problemas: Ogier tocou numa pedra e danificou um dos pneus, obrigando a andar mais cautelosamente para levar o carro até ao fim, e Kris Meeke perdeu o controlo do seu Citroen DS3 quando capotou num dos pulos da classificativa. Quanto a Jarko Nikkara, também perdeu muito tempo, devido a um braço da suspensão partida e caiu na classificação geral.
O grande beneficiário foi Dani Sordo, que pulou dois lugares, chegando ao fim no quinto posto, seguido por Evgueny Novikov, que também aproveitou os azares alheios para subir na classificação. Jari Ketomaa foi o sétimo e o melhor dos WRC2, na frente de Per-Gunnar Andersson, de Robert Kubica e de Anders Mikkelsen.
Com isto tudo, Ogier é cada vez mais o candidato ao título mundial, já que têm agora 90 pontos de diferença sobre Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville, ambos os segundos classificados do campeonato. O campeonato volta no final do mês, entre 23 e 25 de agosto, para o Rali da Alemanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...