Hoje passa-se exatamente 40 anos sobre esta corrida. Num Nurburgring atipicamente com céu limpo, e uma semana depois do acidente que matou Roger Williamson, na Alemanha, máquinas e pilotos estavam no temivel Nordschleife para fazer 14 voltas à pista. Jackie Stewart era o lider do campeonato - especialmente após a sua vitória em Zandvoort, que tinha-o elevado para 26 vitórias, batendo Clark - e tinha feito a pole-position com o Lotus de Ronnie Peterson a seu lado. Atrás dele estavam o outro Tyrrell de Francois Cevért e o belga Jacky Ickx, que, sabendo que a Ferrari iria se ausentar da corrida alemã, pediu para ser libertado do seu contrato e correr no terceiro carro da marca.
Como já disse, por essa altura, Stewart tinha batido o recorde de Clark, mas estava a caminho de conseguir mais vitórias, para ver se alcançava o seu terceiro título mundial, ainda mais quando Emerson Fittipaldi estava em fase de recuperação de um acidente que tivera em Zandvoort, daí ele ser apenas o 14º na grelha. Em contraste, o jovem austriaco Niki Lauda surpreendia toda a gente ao ser o quinto na grelha com o seu BRM. Nada mau para terceiro piloto...
O resultado é sabido: Stewart chegou às 27 vitórias, numa corrida superior dos Tyrrell, quer com Stewart, quer com Cevért, que tinham feito a terceira dobradinha do ano, segunda consecutiva. A acompanhá-los no pódio ficara Ickx, o vencedor do ano anterior e que se dava otimamente no Nordschleife. E nos restantes lugares pontuáveis, todos brasileiros: o Surtees de José Carlos Pace, o Brabham de Wilson Fittipaldi, na frente do Lotus de Emerson Fittipaldi.
Se quiserem ver a corrida na integra, como foi aquela tarde de há quarenta anos, sente-se, vá buscar umas pipocas e assista ao video, assim pode colmatar a ausência de corridas e ver a cores como eram as coisas há muito tempo.
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