O Conselho Mundial da FIA reune-se por estes dias na cidade croata de Dubrovnik e aprovou várias medidas, dois dos quais muito importantes e prometem criar polémica. A primeira foi o novo Acordo da Concórdia, e o segundo foi o calendário da Formula 1 mais expansivo de sempre: 22 corridas, entre março e novembro de 2014.
No comunicado publicado no website da FIA, pode ler-se que “este acordo dá à FIA meios financeiros significativamente melhorados para realizar as suas missões regulatórias e para refletir o papel reforçado da FIA no desporto motorizado”.
O presidente da entidade federativa, Jean Todt, congratulou-se com a novidade, referindo que “podemos estar orgulhosos deste acordo, que estabelece um quadro mais efetivo para a governância do Mundial de Fórmula 1”. Bernie Ecclestone, chefe executivo da modalidade, também se mostrou contente, referindo que “estou muito satisfeito por ter sido concluído o acordo entre a FIA e o Grupo Fórmula 1”.
O novo Acordo (ou Pacto) da Concórdia era algo que já se esperava desde meados do ano passado, só que os desacordos em relação a alguns dos detalhes fizeram com que o Acordo anterior extinguisse sem que o novo Acordo fosse assinado. Afinal de contas, as equipas e a FIA chegaram por fim a um acordo em julho, no seu aspecto geral, estando agora a tratar dos detalhes, como por exemplo, a percentagem que é dada às equipas, a percentagem que a FIA terá agora, proveniente da FOM, e por fim, qual é a quantia que a mesma FOM vai dar à Marussia, que até agora é a única equipa que não assinou um acordo comercial com Bernie Ecclestone.
Entretanto, também em Dubrovnik, a FIA aprovou um calendário provisório de 22 corridas para a próxima temporada, o mais longo de sempre nos 64 anos de existência da categoria. A começar a 16 de março, em Melbourne e a terminar a 30 de novembro, em Interlagos, há quatro grandes novidades, dois deles ainda com o estatuto de "provisório", como o México e Nova Jersia. Áustria (22 de junho) e Rússia (5 de outubro) serão outras novidades, enquanto que sobre a Coreia do Sul caem algumas dúvidas sobre a sua realização, quando se sabe que o GP da Índia não se realizará na próxima temporada.
O calendário, caso seja aprovado definitivamente, haverá alturas em que correrá por vários fins de semana consecutivos. Um exemplo será o final de maio e o inicio de junho, onde terá Mónaco a 25 de maio, New Jersey a 1 de junho e Canadá a 8 de junho, com uma pausa de quinze dias até ao regresso à Europa, a 22 de junho, na austriaca Red Bull Ring.
Eis o calendário completo:
16 de março - GP Austrália (Melbourne)
30 de março - GP Malásia (Sepang)
06 de abril - GP Bahrain (Sakhir)
20 de abril - GP China (Shangai)
27 de abril - GP Coreia (Yenogam*)
11 de maio - GP Espanha (Barcelona)
25 de maio - GP Mónaco
01 de junho - GP da América (Nova Jérsia*)
08 de junho - GP Canadá (Montreal)
22 de junho - GP Áustria (Spielberg)
06 de julho - GP Grã-Bretanha (Silverstone)
20 de julho - GP Alemanha (Hockenheim)
27 de julho - GP Hungria (Budapeste)
24 de agosto - GP Bélgica (Spa)
07 de setembro - GP Itália (Monza)
21 de setembro - GP Singapura (Marina Bay)
05 de outubro - GP Rússia (Sochi)
12 de outubro - GP Japão (Suzuka)
26 de outubro - GP Abu Dhabi (Yas Marina)
09 de novembro - GP EUA (Austin)
16 de novembro - GP México (Hermanos Rodriguez*)
30 de novembro - GP Brasil (Interlagos)
*provisório
Entretanto, também em Dubrovnik, a FIA aprovou um calendário provisório de 22 corridas para a próxima temporada, o mais longo de sempre nos 64 anos de existência da categoria. A começar a 16 de março, em Melbourne e a terminar a 30 de novembro, em Interlagos, há quatro grandes novidades, dois deles ainda com o estatuto de "provisório", como o México e Nova Jersia. Áustria (22 de junho) e Rússia (5 de outubro) serão outras novidades, enquanto que sobre a Coreia do Sul caem algumas dúvidas sobre a sua realização, quando se sabe que o GP da Índia não se realizará na próxima temporada.
O calendário, caso seja aprovado definitivamente, haverá alturas em que correrá por vários fins de semana consecutivos. Um exemplo será o final de maio e o inicio de junho, onde terá Mónaco a 25 de maio, New Jersey a 1 de junho e Canadá a 8 de junho, com uma pausa de quinze dias até ao regresso à Europa, a 22 de junho, na austriaca Red Bull Ring.
Eis o calendário completo:
16 de março - GP Austrália (Melbourne)
30 de março - GP Malásia (Sepang)
06 de abril - GP Bahrain (Sakhir)
20 de abril - GP China (Shangai)
27 de abril - GP Coreia (Yenogam*)
11 de maio - GP Espanha (Barcelona)
25 de maio - GP Mónaco
01 de junho - GP da América (Nova Jérsia*)
08 de junho - GP Canadá (Montreal)
22 de junho - GP Áustria (Spielberg)
06 de julho - GP Grã-Bretanha (Silverstone)
20 de julho - GP Alemanha (Hockenheim)
27 de julho - GP Hungria (Budapeste)
24 de agosto - GP Bélgica (Spa)
07 de setembro - GP Itália (Monza)
21 de setembro - GP Singapura (Marina Bay)
05 de outubro - GP Rússia (Sochi)
12 de outubro - GP Japão (Suzuka)
26 de outubro - GP Abu Dhabi (Yas Marina)
09 de novembro - GP EUA (Austin)
16 de novembro - GP México (Hermanos Rodriguez*)
30 de novembro - GP Brasil (Interlagos)
*provisório
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