Provavelmente posso estar a meter isto de novo, mas quem já viu "Rush" sabe que esta é a cena inicial, onde alegadamente, James Hunt e Niki Lauda se conheceram: uma corrida da Formula 3 britânica, que ocorreu no pequeno circuito de Crystal Palace, em Londres. O Daily Express Formula 3 Final, que aconteceu em outubro de 1970, tinha muitos pilotos que depois passaram pela Formula 1 ao longo da década seguinte: Tony Trimmer, Dave Walker, Mike Beuttler, James Hunt e José Carlos Pace, entre outros. Outros pilotos que participam ali é o britânico Dave Morgan e o escocês Gerry Birrell, que acabaria prematuramente três anos depois numa corrida de Formula 2 em Reims.
No final, esta corrida ficou marcada não pelo dominio e vitória de Dave Walker, mas pela luta entre Trimmer, Hunt, Beuttler, Morgan e Birrell. E pelo acidente na última curva entre Hunt e Morgan, que resultou a que o irado Hunt chegasse a Morgan e o empurasse para o chão, culpando-o pelo acidente.
Outra coisa: Niki Lauda nunca participou nesta corrida. Aliás, Lauda nunca andou na Formula 3 britânica, apesar de ser o "centro do universo" quando se tratava de automobilismo nas categorias de produção. O austriaco andou mais pela Formula Super Vê, mais popular no centro da Europa, e na Endurance, antes de comprar um March e estrear-se na Formula 1 no ano seguinte, a bordo de um March, no GP da Áustria.
Em suma, eis a versão real dos eventos de Crystal Palace. Ainda assim, mesmo com as "liberdades criativas", "Rush" não deixa de ser bom.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...