Não é novidade para ninguém que a Endurance está a viver um momento de ressurgimento. Em 2014 teremos o regresso da Porsche, e mais alguns nomes do passado estão a querer regressar com chassis e motores na classe LMP1, e hoje soube-se que um nome mítico do automobilismo irá regressar. Não têm um nome tão badalado na Endurance, mas mais na Formula 1: a Ligier.
A Onroak Automotive, até agora o departamento de construção da OAK Racing, de Jacques Nicolet, decidiu tornar-se numa empresa independente, e terá Olivier Quesnel - ex-diretor desportivo da Peugeot - como seu diretor. E com isso, eles estarão nas pistas sob o nome de Ligier, fruto de uma colabiração com o seu fundador, Guy Ligier. Contudo, o nome só será usado nas classes CN, LMP3 e LMP2, já que a LMP1 ficará reservada a outro construtor, logo... é mais um golpe publicitário do que outra coisa, como diz o site Le Mans Portugal.
“Esta associação com a Onroak Automotive é muito importante para a minha companhia, e particularmente para a abertura do mercado asiático, que é onde o está o futuro. Além disso, esta aproximação irá dar origem a toda uma gama de sport-protótipos. Tenho toda a confiança em Jacques Nicolet, com o qual tenho uma longa amizade, para levar o nome Ligier de novo à grande cimeira da endurance. Assim, estou muito satisfeito por poder manter o desenvolvimento da marca, confiando na experiência das suas equipas.”, disse Guy Ligier.
“A ambição da Onroak Automotive passa por desenvolver uma gama de modelos destinados à endurance e atingir o reconhecimento como referência neste sector. A Onroak está agora na posição de oferecer diferentes tipos de protótipos: o Morgan LMP2, o Ligier LMP2 coupe, O Ligier CN e um LMP1, aos quais está certamente destinado um grande futuro.”, referiu Olivier Quesnel.
“Conheci o Guy pela primeira vez em 2006: fui o primeiro comprador do JS49. Fiquei imediatamente sensibilizado pela sua paixão pelo automobilismo. Este encontro levou ao nascimento de uma grande relação com base nessa paixão. A marca Ligier conheceu o sucesso na F1 e terminou diversas vezes no Top 3 em Le Mans. Há toda uma magia relacionada! É um símbolo que se encontra no coração dos fãs e estou muito orgulhoso por me associar a este nome.”, comentou Jacques Nicolet.
Neste momento, a Onroak está a desenvolver chassis de vários tipos, e o LMP3, batizado com o nome de JS53 Evo, terá um motor honda de dois litros e serve para o VdeV, bem como o Asian Le Mans Series, enquanto que o LMP2 será coupé e terá como destino os Estados Unidos da América. Estára pronto no inicio de 2014, e poderá rodar em simultâneo com o LMP2 aberto que fizeram para a Morgan. A Onroak também está a construir um LMP1 desde o final de 2012, mas pelo que se fala, o desenvolvimento está atrasado para a temporada que aí vêm, embora se fale que poderá estar a tempo de correr em Spa-Francochamps, às mãos a OAK Racing.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...