Este é um documentário que descobri na semana passada no Jalopnik, mas queria encontrar a oportunidade de o colocar por aqui. Achei que neste sábado à noite mais calmo, seria uma boa chance para o colocar. Para quem não sabe, a Formula 5000 era uma competição com o objetivo de ser mais barato do que a Formula 1, usando em vez dos motores V8 da Ford, motores da Ford e da Chevrolet. Esta competição surgiu nos Estados Unidos, mas popularizou-se na Grã-Bretanha, Africa do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Este documentário é de 1975 e foi feito na Grã-Bretanha. Aqui, mostra-se o processo de construção de um desses carros, um Chevron que seria guiado por David Purley, na sua equipa LEC Refrigeration. Nessa altura, toda a genta já conhecia Purley devido a aquilo que fizera dois anos antes em Zandvoort, quando tentou salvar inutilmente o seu compatriota Roger Williamson. Purley iria acabar por ser campeão da categoria no ano seguinte, antes de tentar regressar à Formula 1 com a sua própria equipa.
No documentário, pode-se ver mais duas personagens interessantes: Mike Earle e Greg Field. Eles iriam catorze anos depois tentar a sua sorte na Formula 1, na aventura chamada Onyx, que está a ser contada por estes dias pelo Leandro "Verde" Kojima, no seu sitio Bandeira Verde.
Enfim, apreciem o documentário.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...