O rali do México começou esta sexta-feira, depois de uma especial na noite de quinta-feira nas ruas de Guanajuato, com um duelo entre Volkswagens. Na manhã, as especiais começaram com os Volkswagen na frente, liderados por Sebastien Ogier, mas Mads Ostberg levou o seu Citroen na frente do rali, desafiando os carros da marca de Wolfsburgo.
A mudança ocorreu na terceira classificativa do rali, a de "El Chocolate", que têm 44 quilómetros de extensão, com o piloto norueguês a passar para a frente do rali com 1,1 segundos de diferença sobre o piloto francês. Por essa altura, já tinham acontecido as primeiras desistências, com o norueguês Andreas Mikkelsen a ter uma saída de estrada com o terceiro Polo R WRC, danificando irremediavelmente a suspensão.
Na tarde mexicana, Ogier reagiu rapidamente, e a distância nunca foi mais longe do que 3,3 segundos. O piloto da Volkswagen tentou menorizar o facto de ser o segundo na estrada - prejudicado face ao norueguês da Citroen - e na sexta especial, o francês foi o melhor, dizendo que “esta manhã, sendo segundo na estrada, foi difícil usar as trajetórias marcadas”. Atrás, tinha Mikko Hirvonen no seu Ford Fiesta, não muito longe dos dos primeiros, a 11,8 segundos. Latvala era o quarto, já distante dos da frente.
Contudo, as coisas não ficaram assim por muito tempo: na segunda passagem pela classificativa de El Chocolate, Ogier acelerou e passou Ostberg, tomando o comando para as suas mãos. Atrás, Mikko Hirvonen teve um problema elétrico e acabou por desistir com o seu Ford. Mas não foi o único: Kris Meeke, o segundo piloto da Citroen, sofreu um toque quando seguia na quarta posição, obrigando a abandonar. “Entrei demasiado depressa numa curva, bati nalguma coisa e isso acabou por afetar um braço de suspensão”, contou depois.
Com isto, os grandes beneficiados foram Jari-Matti Latvala, que subiu ao terceiro posto - prejudicado por ser o primeiro a abrir a estrada - e pelo polaco Robert Kubica, que fazia um rali calmo, evitando as armadilhas do caminho com o seu Ford. No quinto posto estava o galês Elfyn Evans enquanto que Thierry Neuville era o sexto e o melhor dos Hyundai.
Na última especial do dia, Ogier consolidou a liderança, enquanto que Kubica, num duelo lado a lado com Neuville, acabou por tocar numa curva e capotou, perdendo algum tempo. No final do dia, caiu para o nono posto, fazendo com que Evans subisse para o quarto posto.
No final do primeiro dia, os Hyundai estavam em bom plano, com Neuville no quinto posto e Chris Atkinson no oitavo, com Martin Prokop e o local Benito Guerra entre eles. A fechar o "top ten" estavam Kubica e o ucraniano Yuri Protassov.
O rali do México prossegue neste sábado.
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