A quinta corrida do campeonato do mundo de 1999, em paragens catalãs, tinha nesta altura Michael Schumacher na frente do campeonato, graças aos acontecimentos de Monte Carlo, onde Schumacher tinha ganho, numa dobradinha da Ferrari e a controlar a concorrência, especialmente o McLaren do campeão do mundo, o finlandês Mika Hakkinen. Ao chegarem a Barcelona, Schumacher tinha 26 pontos, mais doze do que o piloto da McLaren, que era terceiro, pois entre eles estava Eddie Irvine.
Sem novidades no pelotão, a qualificação tinha mostrado que Hakkinen tinha conseguido a quinta pole-position consecutiva naquela temporada, a 131 centésimos do Ferrari de Eddie Irvine. A segunda fila tinha o segundo McLaren de David Coulthard, na rente do segundo Ferrari de Michael Schumacher. A grande surpresa era o quinto posto de Jean Alesi, no Sauber-Ferrari, na frente de Jacques Villeneuve, no seu BAR-Supertec. Rubens Barrichello era o sétimo na grelha, seguido pelo Jordan de Heinz-Harald Frentzen, enquanto que o "top ten" era fechado com o Jordan-Peugeot de Jarno Trulli e pelo Williams-Supertec de Ralf Schumacher.
A corrida começou com Hakkinen a largar na frente e a construir uma diferença para o resto do pelotão, comandado por David Coulthard e Jacques Villeneuve, que tinham feito excelentes largadas. Schumacher era quarto, na frente de Irvine, enquanto que na grelha tinham ficado parados os Minardi de Marc Gené e o Prost de Olivier Panis. O francês prosseguiu, mas o espanhol, não.
As coisas ficaram calmas nas primeiras voltas, até que na volta 23 começaram os reabastecimentos. Irvine foi o primeiro a parar, seguido por Hakkinen, na volta seguinte, e Schumacher e Villeneuve, na volta 25. Aí, o alemão aproveitou o bom trabalho da Ferrari e conseguiu passar o canadiano nas boxes.
Na pista, Hakkinen mantinha a liderança, seguido por Coulthard, e Schumacher era terceiro, tentanto apanhar o escocês. Na volta 41, o piloto da Ferrari estava perto quando teve de reabastecer de novo. Por esta altura, Villeneuve, que era o quarto, desistiu, vitima de uma quebra na caixa de velocidades.
Na parte final, Schumacher tentou apanhar Coulthard, mas apanhou trânsito pela frente e perdeu tempo precioso. Quando por fim se aproximou, já se mostrava a bandeira de xadrez para o vencedor, Mika Hakkinen, que assim conseguia a sua segunda vitória do ano, depois de Interlagos. A dobradinha ficou completa com Coulthard, com Schumacher a ficar com o lugar mais baixo do pódio.
Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Eddie Irvine, Ralf Schumacher e o Prost de Jarno Trulli, que conseguia aqui o seu primeiro ponto do ano.
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