As duas corridas do WTCC na pista austríaca de Salzburg poderão ter passado despercebidas no meio da mediatização causada pelo GP do Mónaco e pelas 500 Milhas de Indianápolis, mas não deixam de ser referidas por aqui, nomeadamente porque, apesar do dominio dos Citroen nesta sua temporada de estreia, houve equilibrio, com Tiago Monteiro a acabar por subir ao pódio na segunda corrida.
A primeira corrida tinha um monopólio da Citroen na primeira linha, com Sebastien Löeb e Yvan Muller, seguido pelo Chevrolet de Tom Coronel. Na partida, o holandês da Chevrolet conseguiu empurrar o Citroen do ex-piloto de ralis e ficar com o segundo lugar na primeira chicane, enquanto que Muller se afastava do pelotão. Löeb tinha caido para o quarto posto, mesmo à frente de Tiago Monteiro.
Contudo, nas voltas seguintes, as coisas não sofreram alterações, com Muller a conseguir distanciar-se do piloto holandês, cruzando a meta com quase quatro segundos de vantagem sobre Coronel. José Maria Lopez subiu ao lugar mais baixo do pódio, na frente de Löeb e do Honda de Tiago Monteiro. Tom Chilton, noutro Chevrolet, foi o sexto.
Contudo, nas voltas seguintes, as coisas não sofreram alterações, com Muller a conseguir distanciar-se do piloto holandês, cruzando a meta com quase quatro segundos de vantagem sobre Coronel. José Maria Lopez subiu ao lugar mais baixo do pódio, na frente de Löeb e do Honda de Tiago Monteiro. Tom Chilton, noutro Chevrolet, foi o sexto.
A segunda corrida começou com os quarto Honda nos quatro primeiros lugares, com Tarquini na frente na grelha, seguido por Mischelisz, Bennani e Tiago Monteiro. A corrida começou com confusão nos metros iniciais, quando pelo meio do pelotão houve uma carambola envolvendo os Lada de James Thompson e Rob Huff, bem como o Citroen de Yvan Muller, que regressava à pista após uma incursão pela relva. O Safety Car foi primeiro acionado pela organização, mas no inicio da segunda volta, decidiram mostrar a bandeira vermelha, interrompendo a corrida, quando o Chevrolet de tom Chilton quebrou a sua suspensão, ficando parado no meio da pista.
Após alguns minutos de reparações, especialmente nas barreiras, a corrida recomeçou atrás do Safety Car, onde no inicio da quarta volta, as bandeiras verdes foram mostradas, com Tarquini na frente de Monteiro e os quatro Honda na frente do Citroen de José Maria Lopez. Nas voltas seguintes, o piloto argentino passou os Honda, um a um, com o português a ser passado na oitava volta, e estava prestes a apanhar Tarquini na 11ª volta quando o Safety Car voltou a entrar em pista, para que os comissários pudessem limpar a pista na primeira chicane, devido à gravilha que estava espalhada.
As bandeiras verdes foram mostradas de novo na volta 14, e Lopez aproveitou para passar Tarquini e partir rumo à vitória, deixando os Honda nos lugares seguintes: Tarquini em segundo, Monteiro em terceiro, dando mais um pódio ao piloto português. Mischelisz foi o quarto, na frente dos Chevrolet de Tom Coronel e de Gianni Morbidelli, e do segundo Citroen de Sebastien Löeb.
No final, José Maria Lopez era um piloto satisfeito pela vitória e pela liderança no campeonato: "Escolhi uma afinação aerodinâmica mais agressiva na corrida 2 e o Tom Chilton teve uma partida ainda pior do que a minha, e pude ultrapassá-lo. Na primeira chicana, travei muito tarde para ultrapassar mais dois carros, e depois do reinicio, consegui ultrapassar os meus adversários um a um", explicou.
Já Tiago Monteiro preferiria sublinhar o bom resultado alcançado no fim de semana: "Passei de quarto para segundo. Depois a prova foi interrompida e quando arrancámos novamente, mantive a posição mas sabia que seria uma questão de tempo até o Citroen nos apanhar. Ainda tentei impedir a ultrapassagem, mas na recta não havia muito que pudesse fazer e não valia a pena correr riscos. Depois até ao final, estive atrás do Tarquini. Mantive-me por perto para o caso de ele cometer algum erro, que não aconteceu", comentou.
No campeonato, Lopez vai na frente com 179 pontos, seguido por Yvan Muller, com 138, e Sebastien Löeb, com 134. Tiago Monteiro é quarto, com 96 pontos, seguido por Gabriele Tarquini, com 74. A próxima jornada dupla do WTCC é em Moscovo, a 7 e 8 de junho.
No campeonato, Lopez vai na frente com 179 pontos, seguido por Yvan Muller, com 138, e Sebastien Löeb, com 134. Tiago Monteiro é quarto, com 96 pontos, seguido por Gabriele Tarquini, com 74. A próxima jornada dupla do WTCC é em Moscovo, a 7 e 8 de junho.
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