Quatro horas depois do começo, já tivemos muita agitação que chegue, e o Safety Car já saiu por duas vezes na pista devido aos acidentes: primeiro na zona das Hunaudriéres, entre o Ferrari numero 81, o Audi numero 3 e o Toyota numero 8 (do qual apenas o Toyota regressou à pista), e depois uma segunda situação de bandeiras amarelas, causada pelo acidente do ORECA LMP2 numero 48, guiado na altura por Karun Chandhok, e que levou consigo o Zytek da Greaves Motorsport.
E enquanto que o Safety Car esteve na pista, o tempo clareou e a pista começou a secar, com o Toyota numero 7 na liderança, seguido pelo Audi numero 2 de Andre Lotterer. Mas com o passar do tempo e com as paragens nas boxes, pelas 19 horas locais, aconteceu algo que muitos esperaram 16 anos para isso: Um Porsche a liderar na geral. Era o 919 Hybrid numero 20, cuja condução vai ser partilhada por Brendon Hartley, Mark Webber e Timo Bernhard, Nessa altura, a diferença para o Toyota era de dez segundos, com o Audi numero 2 no terceiro posto.
Na LMP2, o lider é o ORECA 03-Judd de Frederick Mailleux, Michel Frey e Jonathan Cole, no sexto lugar da geral, mes é seguido de perto pelo Ligier-Nissan de Jann Mardenborough, Alex Brundle e Mark Shultzhitsky. Em termos de GTE-Pro, a lute é um Corvette vs Porsche, com Tommy Milner a ser o melhor no carro americano, com Jorg Bermeister no numero 91 no Porsche perseguidor. No GTE-Am, o líder é o Astron Martin numero 98, agora com Chris Nygaard ao volante.
A mais recente retirada foi infelizmente para as cores portuguesas: o Ferrari numero 52 da RAM Racing, guiado na altura por Alvaro Parente, parou na zona de Arnage com um principio de incêndio.
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