Se muitos achavam que seria a Porsche a levar a melhor nesta qualificação, no final, quem levou a melhor foi a Toyota, com o seu carro numero sete, com o melhor tempo (de 3.21,789 segundos) a ser feito pelo japonês Kazuki Nakajima, a mais de três centésimos de segundo sobre o Porsche numero 14, de Timo Bernhard.
No final da qualificação, Nakajima era um homem feliz: "Mesmo que seja uma corrida de 24 horas, é uma sensação muito boa estar na pole position. Estou muito feliz com o carro graças a equipa, pois nós preparamos um grande carro para a corrida. Estava lutando contra o tráfego, mas eu consegui fazer uma volta e foi apenas o suficiente para obter a pole-pos, ition. Vai ser uma corrida difícil, mas hoje estou feliz. Nós não tivemos que comprometer a nossa estratégia e conseguimos fazer no momento certo. Agora eu acho que estamos bem preparados para a corrida.", comentou.
Esta sessão decisiva ficou marcada pela aparição do carro numero 1 da Audi, que depois de montado e verificado pelos comissários da ACO, pode voltar à pista... mas não sem incidentes, com o brasileiro Lucas di Grassi a tocar no muro, mas desta vez, as consequências não foram muito grandes. Outro Toyota, o numero 8, ficou com o terceiro posto, seguido pelo Porsche numero 20, e o Audi numero 3 de Filipe Albuquerque (mas com o tempo a ser feito por Oliver Jarvis) a ser os melhores da marca das quatro argolas, a ficar com o quinto melhor tempo.
A sessão foi marcada por vários incidentes, sendo o mais grave um acidente com o Ferrari da AF Corse, guiado por James Calado, na classe GTE-Pro. O piloto sofreu um traumatismo craniano, sendo levado para o hospital, e substituído por Pierre Kaffer. O chassis vai ser substituido, para poder alinhar na corrida.
Os resultados foram os esperados: na classe LMP2, o Ligier-Nissan da Thirillet by TDS Racing foi o melhor, num carro guiado por Tristian Gommendy, e o décimo tempo da geral, enquanto que no GT-Pro, o mais veloz foi o outro Ferrari da AF Corse, de Gianmaria Bruni, que conseguiu ser superior ao Corvette e ao Aston Martin oficial. Alvaro Parente, que guia o Ferrari numero 52 da RAM Racing, foi o quinto colocado.
Já nos GTE-Am, o melhor foi outro Ferrari da AF Corse, seguido pelo Aston Martin oficial numero 98, onde Pedro Lamy é um dos pilotos. O carro da garagem 56, o Nissan ZEOD elétrico, com o desenho em DeltaWing, conseguiu fazer tempos que o permitiram ficar entre os LMP2 e os GT, com o 27º melhor tempo.
Acabados os treinos, sábado será a corrida mais longa do ano.
Acabados os treinos, sábado será a corrida mais longa do ano.
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