Ontem falei sobre o tal rumor de que a Renault poderia vender a sua divisão de motores devido aos elevados custos de produção. Apesar desse rumor dever ser levado com muita cautela e alguma dose de cepticismo, esta quarta-feira o Joe Saward colocou no seu blog um artigo bem interessante sobre os motores.
De facto, ele fala que os motores da Renault são bem caros em relação à concorrência. Segundo ele conta, o preço que cada equipa paga pelos motores Renault anda na casa dos 28,5 milhões de dólares, contra os 24,4 milhões da Mercedes, por exemplo. Mas isso nem é mau. O pior é o que vêm associado, como a transmissão e o lubrificante recomendado. No caso francês, a transmissão é da Red Bull e o lubrificante é a Total, e no primeiro caso, eles exigem nove milhões, enquanto que no segundo caso vai pelos dois milhões. Resultado final? Dez motores, mas as respectivas transmissões e lubrificantes, vale cerca de 40,5 milhões de dólares. É muito, comparado com os 26 milhões que a Mercedes exige ou os 30 milhões que a Ferrari pede, tudo incluído.
E é por isso que todos se acotovelam para saber quem ficará com o motor que a McLaren vai dispensar em 2015, a favor dos Honda. Fala-se que Lotus, Sauber e Caterham querem esse lugar, já que a Marussia assinou um acordo de longo prazo com a Ferrari.
Mas o que o Joe Saward fala - e bem - é que o motor francês está inflacionado por causa dos custos de produção em França, cada vez menos competitivos em relação aos custos na Grã-Bretanha ou em Itália. E isso poderá ser demais para a Renault, ainda por cima, quando deixou de ser competitivo na pista, ao contrário do que se passou nos últimos quatro anos.
O custo é para toda a temporada? Para ate quantos motores? Para os dois carros?
ResponderEliminarNão. É por unidade. Este ano, os motores V6 Turbo são bem mais caros do que em 2013, quando andavam a rondar os seis milhões. E como em média compram 12 a 14 motores, faz as contas...
ResponderEliminarÉ por isto que este ano as equipas andam muito aflitas para arranjar dinheiro para completar orçamentos e recorreram pesadamente aos pilotos pagantes: os motores são grande parte da despesa.
Paulo,
ResponderEliminarInteressante, eu estava justamente pensando em escrever sobre isso hoje.
Como a Renault vem de conquistas seguidas, muitos imaginaram que esse ano seria a mesma coisa.
Realmente, esse motor Mercedes-Benz será bem disputado.
Abraço!