Este carro arrisca-se a bater um recorde como o carro mais caro de sempre a ser vendido em leilão, no próximo mês de agosto. E a razão, qual é? Para além de ser um carro desportivo, este foi o carro em que Steve McQueen guiou no seu filme. E foi também o carro que serviu de transporte ao caixão de um outro piloto, no dia do seu funeral.
Este Porsche 917K, chassis numero 24, foi comprado em 1970 pelo piloto suiço Jo Siffert, depois de ter corrida pela equipa John Wyer a partir dos 1000 km de Spa-Francochamps daquele ano, e também nas 24 horas de Le Mans, onde foi guiado por Brian Redman e Mike Hailwood. Após a corrida, Siffert comprou-o e emprestou-o à solar Productions, onde McQueen fez-se passar por Michael Delaney no filme sobre a lendária corrida de Endurance.
Em novembro de 1971, o carro serviu para levar o caixão de Siffert na sua cidade natal, Friburgo, no seu funeral, alguns dias depois do seu acidente fatal durante a Victory Race, uma corrida extra-campeonato no circuito de Brands Hatch. O carro foi vendido em 1978 a um colecionador francês, onde lá ficou até 2001, altura em que foi restaurado.
"O 917-024 é um dos carros mais reconheciveis e mais marcantes que já esteve nos nossos leilões", afirmou o presidente da casa de leilões Gooding, David Gooding. O leilão acontecerá em Pebble Beach, na California, a 16 e 17 de agosto, e estima-se que poderá custar vinte milhões de dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...