quarta-feira, 16 de julho de 2014

O pioneiro do dia - Giosue Giuppone

Como muitos que apareceram na sua época, começou a carreira como ciclista, mas depois passou para as motos e para os automóveis. Foi um dos pilotos mais importantes da categoria das Pequenas Viaturas, e a sua carreira, embora curta, foi bastante vitoriosa. O seu fim prematuro, quando treinava para a Taça das Pequenas viaturas, em Boulogne, foi sentida e hoje em dia é recordada através de uma estátua no local do seu acidente mortal.

Nascido a 29 de setembro de 1878 em Agnona Sesia, perto de Turim, começou a correr em bicicletas no final do século passado, onde se tornou campeão nacional de pista em 1903 e 1904. Nesse mesmo ano, começa a experimentar as motos, onde se adapta bem. Vence a “Coppa Internazionale Motociclette”, em Pesaro e bate os recordes da Hora e dos cem quilómetros.

Em 1905, Giuppone vai para a França, onde continua a correr em motos contra a concorrência francesa, e consegue ser vitorioso em sítios como no Circuito das Ardenas ou em Ostende, na Bélgica. Os seus feitos fazem com que a Lion-Peugeot o contrate para a temporada de 1906, mas para correr em automóveis. E é isso que faz, e o seu primeiro resultado de relevo será um terceiro lugar na Taça das Pequenas Viaturas, em Rambouillet.

Em 1907, continua a correr quer em motos, quer em automóveis, mas os seus grandes feitos acontecem em 1908, quando vence a corrida das Voiturettes na Targa Florio, na “II Corse Veturette de Madoine” e mais tarde, na Copa Catalunya, numa equipa oficial que contava com dois pilotos franceses: Jules Goux e Georges Boillot.

O ano seguinte vai ser o melhor da sua carreira, pois ele acaba como vencedor na Taça das Pequenas Viaturas, para além de vitórias em Gaillon, Boulogne-Sur-Mer e em Ostende. Para além disso, faz uma aparição em motocicletas, mais concretamente no Tourist Trophy, onde termina na 12ª posição.

A temporada de 1910 irá correr um pouco pior, mas consegue resultados de relevo com o Peugeot: é segundo na Copa Catalunya, é terceiro na subida ao Mont Ventoux e vence em Ostende e em Provence. Outra das grandes realizações desse ano será a corrida de Boulogne, a 18 de setembro, e Giuppone é um dos pilotos (o outro é Jules Goux) que corre no carro com um motor bicilindrico bastante alto, com um curso de 280 milimetros.

Dois dias antes dessa corrida, a 16 de setembro, Giuppone está a efetuar um teste em alta velocidade ao pé da localidade de Wirwignes quando vê um ciclista a atravessar o seu caminho. Giuppone, tentando evitá-lo, realizou uma manobra brusca, causando o capotamento do seu Peugeot. Esmagado pelo seu carro, teve morte imediata, enquanto que seu mecânico ficou ligeiramente ferido. Tinha 32 anos.


Hoje em dia, no local do seu acidente fatal, existe um monumento erguido à memória do piloto, provavelmente um dos melhores do seu tempo na categoria das pequenas viaturas.

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