Como muitos que apareceram na sua
época, começou a carreira como ciclista, mas depois passou para as motos e para
os automóveis. Foi um dos pilotos mais importantes da categoria das Pequenas
Viaturas, e a sua carreira, embora curta, foi bastante vitoriosa. O seu fim prematuro,
quando treinava para a Taça das Pequenas viaturas, em Boulogne, foi sentida e
hoje em dia é recordada através de uma estátua no local do seu acidente mortal.
Nascido a 29 de setembro de 1878
em Agnona Sesia, perto de Turim, começou a correr em bicicletas no final do
século passado, onde se tornou campeão nacional de pista em 1903 e 1904. Nesse
mesmo ano, começa a experimentar as motos, onde se adapta bem. Vence a “Coppa
Internazionale Motociclette”, em Pesaro e bate os recordes da Hora e dos cem
quilómetros.
Em 1905, Giuppone vai para a
França, onde continua a correr em motos contra a concorrência francesa, e consegue
ser vitorioso em sítios como no Circuito das Ardenas ou em Ostende, na Bélgica.
Os seus feitos fazem com que a Lion-Peugeot o contrate para a temporada de
1906, mas para correr em automóveis. E é isso que faz, e o seu primeiro resultado
de relevo será um terceiro lugar na Taça das Pequenas Viaturas, em Rambouillet.
Em 1907, continua a correr quer
em motos, quer em automóveis, mas os seus grandes feitos acontecem em 1908,
quando vence a corrida das Voiturettes na Targa Florio, na “II Corse Veturette
de Madoine” e mais tarde, na Copa Catalunya, numa equipa oficial que contava
com dois pilotos franceses: Jules Goux e Georges Boillot.
O ano seguinte vai ser o melhor
da sua carreira, pois ele acaba como vencedor na Taça das Pequenas Viaturas,
para além de vitórias em Gaillon, Boulogne-Sur-Mer e em Ostende. Para além
disso, faz uma aparição em motocicletas, mais concretamente no Tourist Trophy,
onde termina na 12ª posição.
A temporada de 1910 irá correr um
pouco pior, mas consegue resultados de relevo com o Peugeot: é segundo na Copa
Catalunya, é terceiro na subida ao Mont Ventoux e vence em Ostende e em
Provence. Outra das grandes realizações desse ano será a corrida de Boulogne, a
18 de setembro, e Giuppone é um dos pilotos (o outro é Jules Goux) que corre no
carro com um motor bicilindrico bastante alto, com um curso de 280 milimetros.
Dois dias antes dessa corrida, a
16 de setembro, Giuppone está a efetuar um teste em alta velocidade ao pé da
localidade de Wirwignes quando vê um ciclista a atravessar o seu caminho. Giuppone,
tentando evitá-lo, realizou uma manobra brusca, causando o capotamento do seu
Peugeot. Esmagado pelo seu carro, teve morte imediata, enquanto que seu mecânico
ficou ligeiramente ferido. Tinha 32 anos.
Hoje em dia, no local do seu
acidente fatal, existe um monumento erguido à memória do piloto, provavelmente
um dos melhores do seu tempo na categoria das pequenas viaturas.
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