Contratado há menos de duas semanas pela Red Bull Junior Team para ser um dos seus pilotos, a Toro Rosso surpreendeu tudo e todos esta noite ao anunciar que Max Verstappen, de 16 anos, e que fez ainda 32 corridas em monolugares, será piloto titular na temporada de 2015, batendo um recorde de precocidade, dado que até hoje, nenhum piloto de 17 anos andou a bordo de um Formula 1 em corridas oficiais. O filho de Jos Verstappen irá bater um recorde com três anos, obtido por outro piloto da Toro Rosso, o espanhol Jaime Alguersuari, no GP da Hungria de 2011, quando correu com 19 anos e 125 dias.
"Estamos felizes por receber Max na família Toro Rosso", começou por fizer Franz Tost no comunicado oficial da marca. "É muito bom ver como o programa Red Bull Júnior continua a encontrar jovens pilotos talentosos e lhes dá a oportunidade de entrar em Fórmula 1. Consideramos Max para ser como um dos jovens pilotos mais habilidosos da nova geração e nós acreditamos que ele tem a maturidade necessária e força mental para assumir este desafio com sucesso", continuou.
"Este ano, ele já demonstrou o quão bem ele pode enfrentar em condições difíceis. Por exemplo, no Norisring e Nürburgring, ele mostrou extraordinária determinação e capacidade de suportar a pressão antes de vencer. Tendo em conta que a Scuderia Toro Rosso foi criado com o objetivo de trazer jovens talentos da Red Bull Junior Team na Fórmula 1 e de os educar, agora, a nossa tarefa será o de fornecer a Max um carro competitivo, que lhe permitirá ter o melhor começo possível na Fórmula 1."
Tost decidiu também agradecer a Jean-Eric Vergne pelo trabalho que fez nas últimas três temporadas na Formula 1: "Eu também gostaria de agradecer a Jean-Eric Vergne para todo seu trabalho duro. Ele produziu performances fortes, mas, infelizmente, ele também foi prejudicado por alguns problemas de fiabilidade, especialmente na primeira metade da temporada atual. Esperamos que resolvemos estes problemas e que ele será capaz de acabar com a segunda metade da temporada em alta e assim, mostrar que ainda merece outra oportunidade na Fórmula 1", concluiu.
Já o holandês não cabia de si de contente e agradeceu à Toro Rosso pela oportunidade que concedeu para correr na categoria máxima do automobilismo, poucas semanas depois de ter entrado no programa de apoio aos jovens pilotos:
"Primeiro de tudo, gostaria de agradecer ao Dr. Helmut Marko e Red Bull por toda a confiança e de me ter dado a chance de fazer a minha estreia Formula em 2015 com a Scuderia Toro Rosso. Desde os meus sete anos que a Fórmula 1 tem sido o meu objetivo de carreira, então esta oportunidade é verdadeiramente um sonho tornado realidade", começa por dizer Verstappen Jr. no seu comunicado oficial.
"Existem várias pessoas que me ajudaram ao longo dos anos e ainda me apoiar até hoje e eu quero agradecê-los. Antes de tudo, um grande agradecimento a meu pai Jos, que esteve sempre ao meu lado, dia e noite, ano após ano. É claro que estou muito grato por todos os meus patrocinadores que já acreditaram no meu talento e me apoiaram nestes tempos financeiramente difíceis. Espero que eu possa manter uma colaboração maravilhosa com eles quando vou embarcar nesta nova fase da minha carreira. Também quero agradecer ao meu empresário Raymond Vermeulen, por todos os seus esforços no sentido de tornar este acordo possível. Finalmente, graças a todas as equipas nas diversas categorias de karting e monolugares, pela sua ajuda e apoio vital. Sem eles, eu não estaria onde estou hoje."
"Todos nós trabalhamos no duro para chegar a Fórmula 1 e vou dar o meu melhor para ser bem sucedido na categoria máxima do automobilismo. Com o regresso do nome Verstappen à Fórmula 1, espero que nós possamos revivar memórias antigas e espero ver muitos dos velhos fãs em todos os circuitos de Grande Prémio.", concluiu.
Nascido a 30 de setembro de 1997, na localidade belga de Hasslet, é filho de Jos Verstappen e de Sophie Kumpen, que correu em karts. O seu avô materno, Paul Kumpen, correu na Endurance, enquanto que o seu tio, Anthony Kumpen, também corre nessa categoria. Correndo no karting desde os sete anos de idade, venceu a WSK Karting Series em 2010 e a World KZ Championship em 2013, passando este ano para os monolugares, ao serviço da equipa Van Amersfoort, da Formula 3. E a sua adaptação não só foi fácil, como foi impressionante: oito vitórias até agora, duas delas nas jornadas triplas de Spa-Francochamps e Norisring, e o segundo lugar do campeonato, com 325 pontos, quando faltam ainda duas rondas para o final do campeonato.
pow António Félix da Costa como fica ?
ResponderEliminarfelix da costa com muita pena que tenho e temo que ja la foi o futuro dele na f1...
ResponderEliminartalvez ainda se consiga safar daqui a duas epocas para uma force india ou algo do genero, ele nao é piloto pagante e ta a ficar velho para ir para um epquipa d topo