E poucos poderiam prever isto: um volte-face no Rali da Alemanha. Quem poderia imaginar que no final do dia de ontem que o terceiro classificado iria ganhar? Que quatro classificativas seriam mais do que suficientes para ver a primeira vitória da Hyundai no WRC, bem como a do belga Thierry Neuville? Mas foi isso que vimos este domingo nas clasificativas alemãs. Primeiro Jari-Matti Latvala, e depois Kris Meeke, ambos se despistaram e deram a vitória de bandeja a Neuville, uma vitória celebrada em força pelos belgas, pois a fronteira não é muito longe.
O volte-face começou na primeira classificativa do dia o de Dronthal, quando o piloto finlandês perdeu o controlo do seu carro e acabou no final de uma ravina, numa zona de vinhas, sem que ele pudesse sair de lá, acabando por desistir. Com isto, a liderança caiu para as mãos do Citroen de Kris Meeke, mas não durou muito tempo. Na realidade... foi uma classificativa, pois ele sofreu um toque que o fez arrancar a roda traseira esquerda, acabando por abandonar ali, e também as suas chances de vencer pela primeira vez na sua carreira.
Com isto, Thierry Neuville ficou com o comando, algo inédito não só para ele, como também para a Hyundai. E a sua liderança era confortável, pois tinha um avanço de 20,4 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Dani Sordo. E também por esta altura, sabia-se do abandono de Robert Kubica, mas desta vez, o piloto polaco estava de fora devido a problemas na sua caixa de velocidades.
A parte da tarde ficou reservada para as classificativas finais, incluindo a Power Stage, onde Elfyn Evans se tornou no melhor, mas não impediu que a marca coreana conseguisse a sua primeira vitória de sempre no WRC... e logo com uma dobradinha! O norueguês Anders Mikkelsen foi o terceiro classificado, com o Volkswagen sobrevivente, enquanto que Elfyn Evans conseguiu sobreviver ao assédio de Mikko Hirvonen e conseguiu a sua melhor classificação de sempre.
Mads Ostberg foi o sexto, sendo o melhor dos Citroen neste rali alemão, seguido dos Ford privados de Martin Prokop e Dennis Kuipers, o Ford do sueco Pontus Tiedmand, o melhor do WRC2, que conseguiu passar na última classificativa o estónio Ott Tanak.
Na classificação geral, com os dois primeiros classificados a desistirem, o maior beneficiado foi Mikkelsen, que subiu para o terceiro da geral com 110 pontos, mais 37 do que Latvala e mais 77 do que Ogier.
O Mundial de Ralis continua no mês que vem em paragens australianas.
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