O calendário do Mundial de Endurance foi hoje divulgado, no fim de semana em que decorrem as Seis Horas de Fuji (que poderão acontecer... com outro tufão a caminho), e a grande novidade é a inclusão do circuito de Nurburgring no calendário, à custa da saída de Interlagos do calendário, alegando as obras de renovação do circuito. Assim sendo, terá as mesmas oito provas, com o ponto alto a ser as 24 Horas de Le Mans.
O regresso de Nurburgring será certamente um regresso saudado pelos fãs, devido à tradição dos 1000 Quilómetros do mesmo circuito, famoso entre os anos 60 e o inicio dos anos 90, primeiro no Nordschleife, depois no circuito novo. E também é um maior enfoque na Europa, embora falte a inclusão de Monza nesse campo, que poderá acontecer quando a FIA quiser alargar o calendário para dez provas, por exemplo. Contudo, outra boa razão para o regresso de Nurburgring ao calendário têm a ver com a presença da Audi e da Porsche na competição, bem como o facto de a Toyota, apesar de ser japonesa, têm a sua sede europeia em Colónia.
Gerard Neveu, o presentante da FIA no WEC, comentou: “Este calendário representa continuidade e estabilidade. Estamos muito entusiasmados com a visita a Nürburgring e organizar a primeira corrida do WEC na Alemanha, o que será muito bem vindo pela Audi e pela Porsche. Nürburgring tem uma longa história nas corridas de resistência e esta será uma grande oportunidade de o celebrar com um paddock moderno do FIA WEC, e com um paddock histórico que celebrará o 50º aniversário dos 1000km de Nürburgring. Com este novo calendário reduzimos a paragem de verão, e iremos ter sensivelmente uma prova por mês.”
Já Pierre Fillon, o presidente do ACO, referiu: “O calendário de oito provas significa que estamos também a criar tradições com os eventos de 6 Horas nos países que visitamos. Manter as oito provas, na mesma altura, ao longo da temporada é um facto muito positivo. O Calendário de 2015 providenciará uma grande mistura de entretenimento e competição, com o ponto alto da temporada a ser as 24 Horas de Le Mans em Junho, que continua a ser a joia da coroa das corridas de resistência.”
Eis o calendário completo:
27 / 28 de Março - O Prologo (sessão de testes em Paul Ricard)Já Pierre Fillon, o presidente do ACO, referiu: “O calendário de oito provas significa que estamos também a criar tradições com os eventos de 6 Horas nos países que visitamos. Manter as oito provas, na mesma altura, ao longo da temporada é um facto muito positivo. O Calendário de 2015 providenciará uma grande mistura de entretenimento e competição, com o ponto alto da temporada a ser as 24 Horas de Le Mans em Junho, que continua a ser a joia da coroa das corridas de resistência.”
Eis o calendário completo:
12 de Abril - Seis Horas de Silverstone
02 Maio - Seis Horas de Spa
31 de Maio - Teste Oficial para as 24 Horas de Le Mans
13/14 de Junho - 24 Horas de Le Mans
30 de Agosto - Seis Horas de Nürburging
19 de Setembro - Seis Horas do Circuito das Américas (Lone Star Le Mans)
11 de Outubro - Seis Horas de Fuji
1 de Novembro - Seis Horas de Xangai
21 de Novembro - Seis Horas do Bahrein
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