Dois meses depois da estreia em Pequim, a Formula E continuou o campeonato nas ruas da cidade malaia de Putrajaya, onde o britânico Sam Bird, da Virgin, levou a melhor sobre o brasileiro Lucas di Grassi, que fez uma recuperação sensacional da última linha, após ter batido na qualificação. Já Bruno Senna deixou escapar uma hipótese de pódio ao bater na última volta.
Sem volta de aquecimento - coisas que aconteciam nos anos 70 na Formula 1... - a grelha tinha Oriol Serviá na pole-position beneficiando da penalização de dez lugares a Nicolas Prost, que tinha sido o mais veloz na qualificação. Na largada, Daniel Abt, que era o terceiro na grelha, largou mal e arrastou-se para o fim do pelotão, enquanto que Sam Bird tentava ficar com a liderança, sendo detido por Serviá. Nos metros seguintes, Katherine Legge e Matthew Brabham tiveram toques (no caso de Legge, foi com... Michela Cerruti) que o colocaram em situação de apuros, atrasando-se bastante.
Por causa disso, o Safety Car foi acionado, no inicio da segunda volta, no sentido de se recolherem a asa que ficou no asfalto. Legge trocou de asa e voltou à pista e a corrida voltou ao normal na quarta volta, Sam Bird a alcançar a liderança e Jarno Trulli a chegar ao segundo lugar, ambos à custa de Oriol Serviá. Nas voltas seguintes, Chandhok passou o catalão, seguido por Nelson Piquet Jr, enquanto que atrás, na oitava volta, Franck Montagny tenta ultrapassar Nick Hedifeld, forçando-o a bater no muro. Por causa disso, o Safety Car entrou na pista pela segunda vez.
Por essa altura, Daniel Abt foi o primeiro a trocar de carro, antes do recomeço da corrida, à 12ª volta. Sam Bird afastava-se do resto do pelotão, conseguindo uma vantagem de sete segundos, antes das trocas de carros, a partir da volta 18. Trulli foi o primeiro, seguido de toda a gente até ao sexto posto, que então era ocupado por Bruno Senna. Sam Bird trocou de carro na volta seguinte, o que permitiu manter a liderança.
No regresso, não houve grandes alterações aparte um despiste de Bruno Senna depois de um desentendimento com Matthew Brabham, mas voltou logo à pista. Na volta 23, Piquet Jr tentou passar Trulli no final da reta, mas ambos tocaram-se, acabando por desistir. Atrás, Bruno Senna tentava recuperar lugares, passando Jerôme D'Ambrosio e chegando ao sexto lugar.
Com a chegada das voltas finais, Daniel Abt, o lider, era apanhado sem apelo nem agravo (cinco segundos por volta!) por Sam Bird, pois estava a tentar levar o carro até ao fim com a energia restante. Na volta 27, Bird retomava a liderança, com uma vantagem de dez segundos sobre o terceiro classificado, que agora era Lucas di Grassi.
Atrás dele, havia uma luta entre o piloto da ABT e os pilotos da e-dams, Sebastien Buemi e Nicolas Prost, acompanhados de perto por Bruno Senna. Na volta 29, Senna passa Prost e fica com o quarto lugar, mas na última volta, imediatamente antes do "hairpin", o brasileiro da Mahindra perde o controlo do seu carro e bate na parede, perdendo a chance de atacar o terceiro lugar de Buemi.
Na frente, sem ser incomodado, Bird vencia com folga, a mais de dez segundos sobre Lucas di Grassi, da Abt, e Sebastien Buemi, da e.dams, na frente de Nicolas Prost. Depois veio Jerôme D'Ambrosio, Karun Chandhok, Oriol Serviá, António Félix da Costa, Jaime Alguersuari (que fez a volta mais rápida) e por fim, Daniel Abt.
No final, foi uma corrida entretida, sem momentos aborrecidos, com lutas entre pilotos, apesar do lider ter sido decidido muito cedo.
No campeonato, Lucas di Grassi é o primeiro, com 43 pontos, seguido por Sam Bird, com 40, Frank Montagny, Karun Chandhok, Nicolas Prost e Jerôme D'Ambrosio "ex-aequo" no terceiro posto, com 18 pontos.
A próxima corrida da Formula E será a 13 de dezembro, em paragens uruguaias.
Sem volta de aquecimento - coisas que aconteciam nos anos 70 na Formula 1... - a grelha tinha Oriol Serviá na pole-position beneficiando da penalização de dez lugares a Nicolas Prost, que tinha sido o mais veloz na qualificação. Na largada, Daniel Abt, que era o terceiro na grelha, largou mal e arrastou-se para o fim do pelotão, enquanto que Sam Bird tentava ficar com a liderança, sendo detido por Serviá. Nos metros seguintes, Katherine Legge e Matthew Brabham tiveram toques (no caso de Legge, foi com... Michela Cerruti) que o colocaram em situação de apuros, atrasando-se bastante.
Por causa disso, o Safety Car foi acionado, no inicio da segunda volta, no sentido de se recolherem a asa que ficou no asfalto. Legge trocou de asa e voltou à pista e a corrida voltou ao normal na quarta volta, Sam Bird a alcançar a liderança e Jarno Trulli a chegar ao segundo lugar, ambos à custa de Oriol Serviá. Nas voltas seguintes, Chandhok passou o catalão, seguido por Nelson Piquet Jr, enquanto que atrás, na oitava volta, Franck Montagny tenta ultrapassar Nick Hedifeld, forçando-o a bater no muro. Por causa disso, o Safety Car entrou na pista pela segunda vez.
Por essa altura, Daniel Abt foi o primeiro a trocar de carro, antes do recomeço da corrida, à 12ª volta. Sam Bird afastava-se do resto do pelotão, conseguindo uma vantagem de sete segundos, antes das trocas de carros, a partir da volta 18. Trulli foi o primeiro, seguido de toda a gente até ao sexto posto, que então era ocupado por Bruno Senna. Sam Bird trocou de carro na volta seguinte, o que permitiu manter a liderança.
No regresso, não houve grandes alterações aparte um despiste de Bruno Senna depois de um desentendimento com Matthew Brabham, mas voltou logo à pista. Na volta 23, Piquet Jr tentou passar Trulli no final da reta, mas ambos tocaram-se, acabando por desistir. Atrás, Bruno Senna tentava recuperar lugares, passando Jerôme D'Ambrosio e chegando ao sexto lugar.
Com a chegada das voltas finais, Daniel Abt, o lider, era apanhado sem apelo nem agravo (cinco segundos por volta!) por Sam Bird, pois estava a tentar levar o carro até ao fim com a energia restante. Na volta 27, Bird retomava a liderança, com uma vantagem de dez segundos sobre o terceiro classificado, que agora era Lucas di Grassi.
Atrás dele, havia uma luta entre o piloto da ABT e os pilotos da e-dams, Sebastien Buemi e Nicolas Prost, acompanhados de perto por Bruno Senna. Na volta 29, Senna passa Prost e fica com o quarto lugar, mas na última volta, imediatamente antes do "hairpin", o brasileiro da Mahindra perde o controlo do seu carro e bate na parede, perdendo a chance de atacar o terceiro lugar de Buemi.
Na frente, sem ser incomodado, Bird vencia com folga, a mais de dez segundos sobre Lucas di Grassi, da Abt, e Sebastien Buemi, da e.dams, na frente de Nicolas Prost. Depois veio Jerôme D'Ambrosio, Karun Chandhok, Oriol Serviá, António Félix da Costa, Jaime Alguersuari (que fez a volta mais rápida) e por fim, Daniel Abt.
No final, foi uma corrida entretida, sem momentos aborrecidos, com lutas entre pilotos, apesar do lider ter sido decidido muito cedo.
No campeonato, Lucas di Grassi é o primeiro, com 43 pontos, seguido por Sam Bird, com 40, Frank Montagny, Karun Chandhok, Nicolas Prost e Jerôme D'Ambrosio "ex-aequo" no terceiro posto, com 18 pontos.
A próxima corrida da Formula E será a 13 de dezembro, em paragens uruguaias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...