No último rali da temporada, na Grã-Bretanha, o primeiro dia ficou marcado pelo previsível: os Volkswagen na frente, com Sebastien Ogier a ser melhor do que Jari-Matti Latvala, enquanto que Anders Mikkelsen é a primeira baixa do dia, desistindo devido a acidente.
Debaixo de tempo instável em terras britânicas, o primeiro dia do rali começou com Ogier a vencer as duas primeiras especiais sobre o seu companheiro de equipa Latvala, ao mesmo que tempo que o terceiro Volkswagen de Mikkelsen sofria um despiste e acabaria por abandonar. Pouco depois, o piloto norueguês justificava o despiste por “ter chegado demasiado depressa a um topo, ter travado demasiado tarde e ter posto uma roda na valeta onde bati em algo”. Latvala também apanhou um susto, quase capotando, mas conseguiu manter o carro na estrada.
No final da manhã, Mads Ostberg tinha conseguido o terceiro posto, com uma vantagem de 6,3 segundos sobre o Ford de Mikko Hirvonen, que está aqui a fazer o seu último rali da sua carreira, e 10,8 segundos sobre o melhor dos Hyundai, o do belga Thierry Neuville.
Na parte da tarde, a ação estava concentrada na luta pelo terceiro posto, com quatro pilotos presentes. É que para além de Ostberg, Hirvonen e Neuville, ainda se tinham juntado o local Elfyn Evans, noutro Ford, e o outro Citroen de outro piloto local, Kris Meeke. No final do dia, tinha sido Hirvonen a levar a melhor, mas a diferença entre ele e os Volkswagen... já era superior a um minuto e treze segundos sobre Ogier.
O piloto francês conseguiu gerir a vantagem sobre Latvala e a diferença entre ambos era de 6,6 segundos, e ambos a deixarem a concorrência bem longe. Mas atrás de Hirvonen, todos andavam colados: Meeke era quarto, a oito segundos; Mads Ostberg, no segundo Citroen, está a seguir... a 0,8 segundos do britânico, seu companheiro de equipa, enquanto que Thierry Neuville já tem onze segundos de atraso sobre o norueguês. Elfyn Evans é o sétimo, já bem mais atrasado, a 1.50 minutos de Ogier.
A fechar o "top ten", também uma luta entre o estónio Ott Tanak, o norueguês Henning Solberg e o checo Martin Prokop, todos em Ford, e todos com dez segundos de vantagem entre eles, com o checo a perder 2.49 minutos para Ogier. E com uma vantagem superior a um minuto sobre o 11º classificado, o polaco Robert Kubica.
Já no WRC2, o líder é o finlandês Jari Ketomaa, que com o seu Ford está a mais de seis minutos de Ogier, mas que têm 40 segundos de vantagem sobre o português Bernardo Sousa, também em Ford.
O rali da Grã-Bretanha continua amanhã.
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