A foto de hoje, tirada por Paul-Henri Cahier, para comemorar mais um aniversário do nascimento de Michele Alboreto, leva-nos à qualificação do GP da Bélgica de 1994, ao volante do seu Minardi, em plena chuva. Nessa corrida, Alboreto foi 18º nos treinos e acabou a corrida no nono lugar, a uma volta do vencedor, Damon Hill.
A foto não é inocente: em 2014 comemora-se os vinte anos sobre a derradeira temporada de Alboreto na Formula 1. Com passagens pela Tyrrell (duas vezes), Ferrari, Larrousse, Arrows e Scuderia Itália, no final de 1993, Alboreto, ao lado do estreante Luca Badoer, parecia ter alcançado o fim do pelotão, e ninguém dava nada por ele. Contudo, no final desse ano, Gianpaolo Dallara e Giancarlo Minardi falaram um com o outro com a ideia de uma fusão entre as duas equipas, no sentido de continuarem na temporada seguinte.
Após negociações ao longo do inverno, chegou-se a um acordo entre os dois: os patrocinadores, mecânicos e pilotos iriam correr juntos nessa nova equipa, Minardi Scuderia Itália, do qual a primeira iria assumir o nome. Do lado da Minardi, ficou Pierluigi Martini enquanto que da Dallara, Alboreto foi o escolhido, em detrimento da juventude de Badoer.
A temporada foi interessante, no meio das atribulações todas. Alboreto conseguiu um sexto lugar no Mónaco, que viria a ser a última vez que pontuou, enquanto que Martini conseguiu dois quintos lugares, em Espanha e França. No final, foram cinco pontos e o décimo lugar no campeonato. Contudo, aos 37 anos, Alboreto ainda mostrou a sua experiência no ,meio da tempestade que assolava a Formula 1, e assegurou também uma saída digna, rumo à Endurance, onde escreveria páginas mais gloriosas e encontraria o seu destino.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...