No segundo capitulo sobre a entrevista a Gerard Ducarouge, feita em 2012 pelo francês Jean-Paul Orjebin para o blog Memoires des Stands, Ducarouge fala ainda sobre o seu tempo na Matra e também sobre as suas primeiras incursões na Formula 1 ao serviço da Ligier, nomeadamente sobre o primeiro carro da marca, o JS5 "bule de chá" (Ducarrouge chama-o de 'barrete frígio', como o chapéu da República), e alguns pormenores pouco conhecidos dessa história.
JPO - Conte-nos sobre essa ideia curiosa de se preparar para Le Mans dois tipos de design diferentes do que os modelos 640 e 650.
GD - Houve, de facto, duas versões, uma de Boyer, mais pragmática, próximo do chão que eu concordei completamente e versão Choulet, mais científica, mais conceitual. Tentámos tanto. Não foi fácil para nós, tinha que fazer esses dois chassis de corpo diferente, por isso ambas as equipes, trabalhavam dia e noite para avançar. Embora o 640 feito pelo Choulet foi mais além, deu ainda mais trabalho. Choulet tinha feito a 640 por acaso, mas resultou muito bem e eu pensei que, 'afinal, se ele funciona melhor, por que não?' A priori, eu confiava, porque era um especialista em aerodinâmica bem competente.
JPO - Você não parece desfrutar muito da sua maneira de ele fazer aerodinâmica?
GD - Eu não tinha a certeza se existiam maneiras diferentes de fazer aerodinâmica, mais com Choulet, ficava envergonhado. Todos os carros em que ele trabalhava eram bastante grandes, desajeitados e eu não gostava. Tentei dizer-lhe para fazer mais pequenos e mais simples, mais próximos à mecânica. Às vezes tínhamos discussões animadas, e nem sempre concordávamos. Mas sempre mantivemos um bom relacionamento.
Ele fazia as suas formas aerodinâmicas e eu mandava seus modelos para a rue Boileau, em Paris, onde havia um túnel de vento. Era um pouco pré-histórico, esse túnel, mas tinha a vantagem de existir e estava bem a vontade, ou seja, era um bom engenheiro, mas um pouco teimoso e um pouco 'Professor Nimbus'.
JPO - Você estava presente durante o teste onde o Pesca decolou com o 640?
GD - Não, eu estava em Vélizy. Um acidente é sempre trágico, nós pensamos imediatamente no piloto, que nos rasga as entranhas depois de dizermos 'merda', nós temos que dizer algo estúpido, colocas tudo em dúvida. É por isso que eu sempre via tudo duas vezes a cada grampo, luminária ou a mecânica. Dava instruções para colocar uma cruz em cada porca depois de apertar com uma chave, pois tinha o medo de esquecer, mesmo sabendo que os mecânicos eram profissionais de verdade.
JPO - Qual foi sua reação quando você foi informado de que Matra iria parar de competir?
GD - Como todos os outros, aniquilado. Embora os rumores avolumavam-se nos últimos meses, nós não queríamos acreditar neles. Repara, a Matra Sports era minha família e muitas pessoas como eu, que viveram essa história fabulosa. Eu vi as primeiras barbatanas "favo de mel", chassis dos 670, eram uma beleza, obras de arte, todo mundo estava em êxtase quando foram revelados, eram tratados como peças de aeronáutica. Eu tive esta grande oportunidade de viver por dentro essa transferência de tecnologia da aviação para as corridas. Foi incrível.
Passada a surpresa, logo a seguir perguntei o que eu ia fazer. Rapidamente, Ligier tinha uma idéia em mente. Eu fui abençoado pelo JL Lagardère para ir ter com Guy, que tinha assegurado usar o Matra V12. Eles tinham cometido a reassentar todos, quer internamente em Romorantin, ou facilitar uma transferência por pouco dinheiro, se fossemos de forma voluntária e gratificante. Eu queria continuar a correr, então agarrei a oportunidade da Ligier, eu estava autorizado a escolher duas ou três pessoas que eu gostava e que quisessem me seguir, e lá fomos para iniciar a aventura da Ligier na Formula 1. Eu pensei que, repetindo em Vichy algumas das regras de ouro que aprendemos a Matra, devemos fazer algo que poderia funcionar muito bem.
GD - Claro, porque era mais um desafio difícil, mas sabe, passar dos protótipos [para a Formula 1] não é assim tão complicado. Mecanicamente é bastante semelhante: quatro suspensões e o monocoque. Nós tentamos aplicar a tecnologia Matra no chassis do JS1, mais numa escala muito menor. Minha única preocupação real era a aerodinâmica. Tivemos o Choulet conosco como consultor, eu sei muito bem como ele entrou na história, talvez porque ele foi o único a ter facilidades em arranjar um túnel de vento. O resultado, como você sabe, é o JS5.
Eu odiava o 'barrete frígio' e eu não gostava nada da aparência geral do carro. Não estava a ficar com o olhar que eu via num Formula 1, eu teria imaginado mais fino, mais elegante. Mas o Choulet era o especialista em aerodinâmica, eu respeito, mas ao mesmo tempo eu não falei com ele quando tinha dúvidas. Ele me deu explicações técnicas do qual eu não entendia totalmente. Eu vi o que parecia ser melhorias na asa traseira. A entrada de ar era muito elevada e servia para fazer respirar o motor, o que era uma boa idéia agora, como acontece agora nos dutos. Quando vemos a evolução da aerodinâmica na Formula 1 atual com "as barbatanas de tubarão" atrás da cabeça do piloto, as ideias de Choulet não eram tão más assim, ele procurou-as para fazer o carro mais estável possível, que detém o seu curso.
Esse chapéu feio não durou muito tempo porque as autoridades desportivas proibiram-no muito rapidamente e voltamos para uma carroçaria mais tradicional.
JPO - Para determinar quem vai liderar o JS5, Ligier organiza um confronto entre Beltoise e Laffite, confronto esse que ainda permanece nas memórias...
GD - Eu não gosto de falar sobre isso, porque esse confronto provocou muita polêmica e eu não gosto de polêmica. Só posso repetir o que eu disse em Dijon, durante os 1000 km, e diante de testemunhas. Eu disse a Jean-Pierre ele faria bem para treinar duro porque eu tinha ouvido falar que era "bom de braço". Quando aconteceu o famoso dia de testes em Paul Ricard, entre Jacques e Jean-Pierre, ele [Laffite] vinha de uma temporada muito boa na Formula 2, e o outro piloto [Beltoise], sofria obviamente com a falta de treino. As diferenças nos tempos falou de si mesmos, não houve qualquer truque.
Algo ficou interrompido entre Jean-Pierre e eu, pois nós éramos grandes amigos. Jean-Pierre fez muito pela Matra, pois foi ele que, graças aos seus resultados, permitiu um bom inicio da Matra nas corridas, e isso não vai ser esquecido. Tenho um grande respeito por ele. Era um piloto muito bom, muito técnico, que foi sempre um grande vantagem para o desempenho de nossos carros. Mesmo quando eu cruzava algumas vezes com o Jean-Pierre, eu sempre tenho um grande desgosto de ver que a nossa relação resumia apenas um aperto de mão e um discreto "olá" ... após esse tempo todo.
(continua amanhã)
(continua amanhã)
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