De Enzo Ferrari falamos todos os dias, quer seja por ele, quer seja pelas suas criações. Mas de Giovanni Lavaggi, quase nunca se fala dele. E ambos fazem anos no mesmo dia. E então, para contrariar muita gente, falo sobre este aristocrata siciliano, sobrinho de um ás de guerra e com quase 40 anos, decidiu correr na Formula 1 durante duas temporadas, na Pacific e na Minardi. E a fama foi tanta que um apresentador de "talk show" na América decidiu traduzir o seu apelido para algo que, em inglês, têm conotações cómicas: Johnny Carwash.
Lavaggi teve um começo tardio, mas teve tempo para ter uma carreira nteressante. Andou na Formula 3000 em 1991, onde conseguiu correr duas provas... em dez tentativas, e onde teve uma carreira grande na Endurance, com cinco passagens pelas 24 Horas de Le Mans. Também andou na CART, onde fez quatro corridas... e nunca pontuou.
Mas foi tarde na sua carreira que se aventurou na Formula 1. Tinha dinheiro suficiente em 1995, quando decidiu correr quatro provas na Pacific. Entre as corridas da Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália, conseguiu meter o carro sempre na grelha, mas não acabou qualquer corrida. No ano seguinte, ficou com o lugar da Minardi, deixado vago por Giancarlo Fisichella, e em seis corridas, acabou por participar em três, e o melhor que conseguiu foi um décimo lugar na Hungria. Já agora, sempre foi mais lento do que Pedro Lamy.
E foi nessa altura que David Letterman, um conhecido apresentador de televisão, o conheceu. Notório "petrolhead", Letterman contou a história de Lavaggi no seu programa e ele conheceu uma notoriedade inesperada, pois afinal de contas, era o "Johnny Carwash". Não sei se chegou a ir ao programa, mas teria sido interessante.
Depois da Formula 1, Lavaggi concentrou-se na Endurance e decidiu construir o seu carro de LMP1, onde até conseguiu alguns resultados decentes entre 2006 e 2009, mas não foi muito mais longe a partir dali. Para um aristocrata siciliano, sem grande talento, até teve uma carreira bem interessante...
Mas foi tarde na sua carreira que se aventurou na Formula 1. Tinha dinheiro suficiente em 1995, quando decidiu correr quatro provas na Pacific. Entre as corridas da Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália, conseguiu meter o carro sempre na grelha, mas não acabou qualquer corrida. No ano seguinte, ficou com o lugar da Minardi, deixado vago por Giancarlo Fisichella, e em seis corridas, acabou por participar em três, e o melhor que conseguiu foi um décimo lugar na Hungria. Já agora, sempre foi mais lento do que Pedro Lamy.
E foi nessa altura que David Letterman, um conhecido apresentador de televisão, o conheceu. Notório "petrolhead", Letterman contou a história de Lavaggi no seu programa e ele conheceu uma notoriedade inesperada, pois afinal de contas, era o "Johnny Carwash". Não sei se chegou a ir ao programa, mas teria sido interessante.
Depois da Formula 1, Lavaggi concentrou-se na Endurance e decidiu construir o seu carro de LMP1, onde até conseguiu alguns resultados decentes entre 2006 e 2009, mas não foi muito mais longe a partir dali. Para um aristocrata siciliano, sem grande talento, até teve uma carreira bem interessante...
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