As surpresas iniciais da noite de quinta-feira resultaram no regresso da ordem natural das coisas, com os Volkswagen a ficar com as três primeiras posições no final do primeiro dia do Rali da Suécia, a segunda prova do Mundial WRC. Sebastien Ogier andou pela liderança, mas no final, as várias saídas de estrada e atrasos - Latvala perdeu oito minutos e Ogier chegou a perder tempo porque... as suas escovas não funcionavam - e no final do dia, é o norueguês Anders Mikkelsen o inesperado líder deste rali, num Volkswagen de 2014.
O rali começou com um lider... inesperado. O local Pontus Tidemand aproveitou bem o "fator casa" e foi o melhor, a bordo do Ford Fiesta RRC, ou seja, uma máquina menos potente do que os carros do WRC! Tidemand começava com uma diferença de 0,3 segundos sobre Mads Ostberg, no seu Citroen, seguido por Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville.
O dia seguinte começou com céu nublado, e com os Volkswagen de Ogier e Latvala a destacar-se, com Mikkelsen no terceiro posto, parecendo repetir a tendência do último Rali de Monte Carlo. Mas a luta pelo terceiro posto era grande entre Mikkelsen e Mads Ostberg, o melhor dos Citroen. No final da manhã, a diferença entre os dois noruegueses era de 2,4 segundos.
O mais estranho aconteceu na sexta especial, a segunda passagem por Kirkeaener (sete quilómetros), quando o ucraniano Yuri Protassov conseguiu colocar o seu Ford Fiesta WRC como o mais veloz, com 2,2 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Mas este estava a ser um grande rali para o piloto ucraniano, que iria acabar o dia no oitavo posto, a dois minutos e onze segundos da liderança.
Pela tarde, os pequenos problemas de Ogier se agravaram, quando um dos para-brisas acabou por partir e ele vu a diferença para Latvala diminuir. Mas na sétima classificativa, Latvala comete um erro e cai numa vala profunda, do qual demora mais de oito minutos e meio para sair de lá. Resultado: de segundo, acabou o dia na 23ª posição, sem qualquer possibilidade de lutar pela vitória.
Na oitava classificativa, outra vitima de despiste era Elfyn Evans que se atrasava (caiu de quinto para o 11º lugar), enquanto que Robert Kubica tinha problemas, com uma quebra na transmissão do seu carro, perdendo muito tempo e caindo de oitavo para a 22ª posição.
No final do dia, Ogier perde tempo devido a um erro e cai para o quarto posto, mas não muito longe do líder, pois têm apenas 24,7 segundos de desvantagem sobre Anders Mikkelsen, que não cometeu erros e andou em ritmo mais veloz ao longo do dia. Depois da especial do final do dia, em Karlstad, têm agora uma vantagem de 19,1 segundos sobre um surpreendente Thierry Neuville, que também não cometeu erros ao longo deste dia, mas têm Mads Ostberg "a morder-lhe os calcanhares", porque a diferença entre eles é apenas de 0,3 segundos. Sebastien Ogier é o quarto, e a distância que têm para Ott Tanak, o quinto classificado, é de mais de 40 segundos.
Haydon Paddon é o sexto, no segundo Hyundai, e está a ser recompensado pelas cautelas que têm usado, a um minuto e 37 segundos da liderança, com Martin Prokop no sétimo posto, não muito longe. Yuri Protassov é o oitavo, enquanto que a fechar o "top ten estão o Ford Fiesta de Henning Solberg e o Citroen de Kris Meeke, que tenta compensar pelo erro que cometeu no inicio da tarde.
O rali da Suécia prossegue amanhã.
O mais estranho aconteceu na sexta especial, a segunda passagem por Kirkeaener (sete quilómetros), quando o ucraniano Yuri Protassov conseguiu colocar o seu Ford Fiesta WRC como o mais veloz, com 2,2 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Mas este estava a ser um grande rali para o piloto ucraniano, que iria acabar o dia no oitavo posto, a dois minutos e onze segundos da liderança.
Pela tarde, os pequenos problemas de Ogier se agravaram, quando um dos para-brisas acabou por partir e ele vu a diferença para Latvala diminuir. Mas na sétima classificativa, Latvala comete um erro e cai numa vala profunda, do qual demora mais de oito minutos e meio para sair de lá. Resultado: de segundo, acabou o dia na 23ª posição, sem qualquer possibilidade de lutar pela vitória.
Na oitava classificativa, outra vitima de despiste era Elfyn Evans que se atrasava (caiu de quinto para o 11º lugar), enquanto que Robert Kubica tinha problemas, com uma quebra na transmissão do seu carro, perdendo muito tempo e caindo de oitavo para a 22ª posição.
No final do dia, Ogier perde tempo devido a um erro e cai para o quarto posto, mas não muito longe do líder, pois têm apenas 24,7 segundos de desvantagem sobre Anders Mikkelsen, que não cometeu erros e andou em ritmo mais veloz ao longo do dia. Depois da especial do final do dia, em Karlstad, têm agora uma vantagem de 19,1 segundos sobre um surpreendente Thierry Neuville, que também não cometeu erros ao longo deste dia, mas têm Mads Ostberg "a morder-lhe os calcanhares", porque a diferença entre eles é apenas de 0,3 segundos. Sebastien Ogier é o quarto, e a distância que têm para Ott Tanak, o quinto classificado, é de mais de 40 segundos.
Haydon Paddon é o sexto, no segundo Hyundai, e está a ser recompensado pelas cautelas que têm usado, a um minuto e 37 segundos da liderança, com Martin Prokop no sétimo posto, não muito longe. Yuri Protassov é o oitavo, enquanto que a fechar o "top ten estão o Ford Fiesta de Henning Solberg e o Citroen de Kris Meeke, que tenta compensar pelo erro que cometeu no inicio da tarde.
O rali da Suécia prossegue amanhã.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...