Duas semanas depois de terem corrido em Imola, máquinas e pilotos deslocavam-se à Grã-Bretanha para correrem a quarta prova do campeonato do mundo de Formula 1 do ano 2000. Meses antes, quando o calendário foi conhecido, houve polémica pelo facto de a corrida de Silverstone ter sido tão cedo no calendário, numa altura em que o mau tempo e as baixas temperaturas eram reis. E com a corrida em abril, em vez de ser em julho, como seria habitual, eram menores as possibilidades de terem o circuito cheio de espectadores, pois as condições de acessibilidade e de estacionamento na altura serem pobres.
Assim sendo, em vez dos habituais 60 mil espectadores, apenas 15 mil é que conseguiram se deslocar ao circuito para assistir à qualificação, onde o melhor foi o Ferrari de Rubens Barrichello, seguido do surpreendente Jordan- Mugen Honda de Heinz-Harld Frentzen. Mika Hakkinen e David Coulthard garantiam a segunda fila para a McLaren, enquanto que Michael Schumacher era quinto, na frente do surpreendente Jenson Button, sexto no seu Williams-BMW. Ele estava na frente Ralf Schumacher, o sétimo, que por sua vez estava na frente de outro piloto surpresa, o Arrows de Jos Verstappen. E a fechar o "top ten" estava o Jaguar de Eddie Irvine e o BAR-Honda de Jacques Villeneuve.
A manhã da corrida começou com algum mau augúrio, devido ao forte nevoeiro que se fazia sentir na zona de Silverstone. Mas com o aproximar da hora da corrida, este se levantou e os receios de um adiamento da corrida foram dissipados.
No momento da largada, Barrichello levou a melhor, seguido por Frentzen e Coulthard, que conseguiu superiorizar-se a Hakkinen. Michael Schumacher tinha sido prejudicado e empurrado para a relva, perdendo lugares para Button, Villeneuve e o seu irmão Ralf. Na volta seguinte, Ralf passou Villeneuve e ficou com o sexto posto, atrás de Button.
Com o passar das voltas, o pelotão separou-se entre os seus primeiros e Villeneuve, que aguentava Michael Schumacher e Josd Verstappen. O holandês saiu de cena na volta 22, numa altura em que começavam os primeiros reabastecimentos, com Frentzen e Ralf Schumacher a serem os primeiros. Na volta seguinte veio Button, que demorou mais tempo, voltando a pista atrás de Ralf.
Na frente, Barrichello liderava com um avanço relativamente confortável sobre Coulthard - cerca de segundo e meio - quando na volta 28 começou a ter problemas hidráulicos no seu Ferrari. Isso permitiu a aproximação do piloto escocês, que na volta 31, fez uma manobra que o colocou na liderança da corrida. Mas foi por pouco tempo, pois ele vai às boxes para reabastecimento, regressando Barrichello à liderança. Mas os problemas no seu Ferrari continuavam, com o brasileiro a sofrer um pião na zona de Lutfield, arrastando-se para as boxes e desistindo de imediato.
Com o final da primeira ronda de reabastecimentos, Frentzen era o lider da corrida, seguido de perto por Coulthard e Ralf Schumacher. O alemão parou na volta 44 para o seu segundo reabastecimento e voltou à pista atrás do piloto da Ferrari, no sexto posto. A liderança era da McLaren, com Coulthard na frente de Hakkinen, e na volta 54, Frentzen encostava à berma por causa da caixa de velocidades quebrada.
No final, a McLaren rejubilava com a primeira vitória do ano, com Coulthard na frente de Hakkinen por 1,4 segundos. Michael Schumacher ficava com o lugar mais baixo do pódio, e nos restantes lugares pontuáveis ficaram os Williams-BMW de Ralf Schumacher e Jenson Button, e o Jordan-Mugen Honda de Jarno Trulli.
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