O segundo dia do Rali da Argentina continuou a demonstrar ser um dos mais demolidores, com vários pilotos a passarem por dificuldades, incluindo os dois primeiros classificados, os Citroen de Kris Meeke e de Mads Ostberg, para não falar dos vários acidentes, o mais grave deles foi o do neozelandês Hayden Paddon, que feriu seis espectadores e levou ao cancelamento da nona especial. No final do segundo dia, Meeke - que sofreu um pião e chegou a parar durante 25 minutos - continua na liderança do rali, agora com uma diferença de 38,6 segundos sobre o seu companheiro de equipa.
O segundo dia começou com os Volkswagen a regressar à estrada, com Sebastien Ogier e Anders Mikkelsen a tentar recuperar o tempo perdido, enquanto que Kris Meeke sofria o primeiro dos seus contratempos quando fez um pião e perdeu 21 segundos para Mads Ostberg. Atrás, Dani Sordo tentava consolidar o quarto lugar, afastando-se de Elfyn Evans, numa altura em que os pilotos começavam a queixar-se do pó que ficava no ar após a sua passagem pelas classificativas.
Com o passar da manhã, Meeke tinha uma abordagem mais cautelosa, enquanto que na oitava especial, Jari-Matti Latvala sofria um despiste, que o fez atrasar em relação aos pilotos da marca francesa. “Saí de estrada e o carro entrou pela vegetação. Tive sorte em não bater em nada duro. Depois disso, perdi o ritmo e dai a diferença no fim do troço”, disse o finlandês.
Contudo, as coisas se complicaram na nona especial, quando Hayden Paddon capotou fortemente com o seu Hyundai i20 na nona especial, colhendo seis espectadores que estavam numa zona de segurança. apesar dos pilotos nada terem sofrido, alguns dos espectadores ficaram feridos com fraturas expostas e a necessidade de chamar os serviços de emergência para os levar ao hospital mais próximo levou a que a especial fosse cancelada. Isto numa altura em que Sebastien Ogier tinha problemas com a sua direção assistida e acabou por abandonar, enquanto que Ott Tanak também tinha parado com problemas no seu Ford.
O tempo foi aproveitado para Meeke ver o seu carro de modo mais meticuloso, perdendo cerca de 25 minutos e causando algum "frisson", mas no final, o piloto inglês seguiu para a última classificativa do dia a sr o terceiro na etapa, mas a ganhar seis segundos a Mads Ostberg. No final do dia, tinha um avanço de 38,6 segundos sobre Ostberg e um minuto e sete segundos sobre Jari-Matti Latvala. Com mais duas classificativas até ao final do rali, é altamente provável que Kris Meeke esteja a caminho da sua primeira vitória no WRC, aos 35 anos de idade.
Com a desistência de Dani Sordo, vitima da falta da pressão de óleo do motor (embora volte amanhã pelo Ralla2), Elfyn Evans herdou o quarto posto, embora tenha um atraso de dois minutos e 24 segundos. Apesar de tudo, tem mais de dois minutos e meio de vantagem sobre o Hyundai sobrevivente de Thierry Neuville. Martin Prokop é o sexto, com um enrome avanço - quase cinco minutos - sobre o árabe Khalid al-Qassimi, no terceiro Citroen. E ele estava a ganhar no duelo particular com Abdulaziz al-Kuwahri, que estava a mais de três minutos de Qassimi, e a 14 minutos de Meeke. Os paraguaios Diego Dominguez, num Ford, e Gustavo Saba, num Skoda, fechavam o "top ten".
O rali da Argentina termina amanhã.
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