O americano Jim Hurtubise, em 1971, tentando a sua sorte para alinhar nas 500 Milhas de Indianápolis. Há coisas que demoram a morrer, e graças a ele, os carros com motores à frente demoraram imenso tempo a morrer.
Apesar da última vitória com um carro com motor à frente ter acontecido em 1964, com A.J. Foyt, um ano antes de Jim Clark e a Lotus terem mudado tudo, houve quem não deixou morrer os carros com motor à frente, e Hurtubise foi um deles. Em 1968, foi o último piloto que alinhou no Brickyard com um carro nessa configuração, no 30º lugar, mas nos anos seguintes, não desistiu dessa tentativa, excepto em alguns anos, onde experimentou os carros com motor à frente, como o McLaren M16, em 1974.
As suas tentativas, bem como a sua personalidade colorida o tinham transformado num fenómeno entre os espectadores. Em 1964, tinha sofrido um terrivel acidente na Rex Mays 100, que o deixou queimado nas mãos, e quando um dos cirurgiões lhe disse qual era a forma que queria de modo definitivo, ele afirmou que queria de forma a poder guiar um carro.
Contudo, em 1978, a sua insistência em correr num carro com motor à frente - apesar do patrocínio da cerveja Miller - o tinha tornado numa comédia. E nesse ano, as coisas transformaram-se, para pior. O seu carro estava espantosamente datado e era muito lento. Os organizadores decidiram colocar um limite minimo de 180 milhas por hora, e o carro dele não dava mais do que 175 milhas, mais do que suficiente para o desqulificar.
Ele contestou, afirmando que tinha ido a 184 milhas por hora numa das suas voltas, e disse que isso era uma conspiração para o impedir de se qualificar. E dali, disse: "se eu não posso qualificar, então ninguém pode". Assim sendo, foi para o carro de Bob Harkey, tentando danificá-lo, mas não conseguiu. quando o piloto conseguiu ligar o carro, ele meteu-se na frente dele, tentando impedi-lo de sair dali, mas sem sucesso. Pouco depois, quando Harkey estava a fazer a sua tentativa, Hurtubise... entrou dentro da pista, com policias atrás dele! Eventualmente, foi agarrado por outro piloto, John Martin, que depois o entregou à segurança do circuito e à policia local, e expulso do circuito para o resto daquele mês.
Hurtubise tentou por mais três anos, mas sem sucesso. acabaria por morrer a 6 de janeiro de 1989, em Port Arthur, no Texas, vitima de ataque cardíaco. Tinha 56 anos.
Contudo, em 1978, a sua insistência em correr num carro com motor à frente - apesar do patrocínio da cerveja Miller - o tinha tornado numa comédia. E nesse ano, as coisas transformaram-se, para pior. O seu carro estava espantosamente datado e era muito lento. Os organizadores decidiram colocar um limite minimo de 180 milhas por hora, e o carro dele não dava mais do que 175 milhas, mais do que suficiente para o desqulificar.
Ele contestou, afirmando que tinha ido a 184 milhas por hora numa das suas voltas, e disse que isso era uma conspiração para o impedir de se qualificar. E dali, disse: "se eu não posso qualificar, então ninguém pode". Assim sendo, foi para o carro de Bob Harkey, tentando danificá-lo, mas não conseguiu. quando o piloto conseguiu ligar o carro, ele meteu-se na frente dele, tentando impedi-lo de sair dali, mas sem sucesso. Pouco depois, quando Harkey estava a fazer a sua tentativa, Hurtubise... entrou dentro da pista, com policias atrás dele! Eventualmente, foi agarrado por outro piloto, John Martin, que depois o entregou à segurança do circuito e à policia local, e expulso do circuito para o resto daquele mês.
Hurtubise tentou por mais três anos, mas sem sucesso. acabaria por morrer a 6 de janeiro de 1989, em Port Arthur, no Texas, vitima de ataque cardíaco. Tinha 56 anos.
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