Duas semanas após a corrida de Imola, máquinas e pilotos estavam em Barcelona para a quinta prova da temporada de 2005 da Formula 1. E por lá, havia regressos e exclusões.
Na McLaren, depois de duas corridas de ausência, o colombiano Juan Pablo Montoya regressava à equipa, estando em forma depois do acidente que o tinha deixado parado durante esse tempo. Mas a grelha de partida contava com menos dois carros, depois da FIA ter decidido que iria penalizar a equipa após ter descoberto, em Imola, que os seus carros estavam abaixo do peso. Para evitar uma exclusão definitiva, algo que Max Mosley queria, decidiu-se que a equipa anglo-japonesa iria ficar de fora por duas provas, em Barcelona e no Mónaco. E claro, os seus pilotos, Jenson Button e Takuma Sato, iriam ver as corridas das bancadas.
No final das duas sessões de qualificação, o melhor foi o McLaren de Kimi Raikkonen, que ficou na frente do Williams de Mark Webber. Fernando Alonso foi o terceiro, na frente do Toyota de Ralf Schumacher, enquanto que Jarno Trulli era o quinto, no segundo Toyota, na frente do segundo Renault de Giancarlo Fisichella. O regressado Juan Pablo Montoya era o sétimo, na frente de Michael Schumacher, enquanto que a fechar o "top ten" estavam o Red Bull de David Coulthard e o Sauber de Felipe Massa.
A corrida começou com Raikkonen na frente, com Webber a perder o segundo lugar para Alonso e Ralf Schumacher. Na frente, o piloto da McLaren não se sentiu incomodado pelo espanhol, apesar das tentativas para o apanhar. Não houve grandes mudanças nas primeiras voltas, e só quando é que foram os primeiros reabastecimentos é que houve problemas para Webber, que perdeu mais três lugares, caindo para o sexto posto.
Assim sendo, o grande beneficiado foi Jarno Trulli, que conseguiu passar nas boxes o piloto australiano da Williams, que também beneficiou do atraso do seu companheiro de equipa. Ralf Schumacher, na primeira ronda de reabastecimentos. Atrás, Juan Pablo Montoya e Giancarlo Fisichella lutavam um com o outro pelo sexto posto, ao mesmo tempo que Michael Schumacher tentava recuperar algumas posições. Mas isso acabou na volta 47, quando um dos seus pneus rebentou e viu-se obrigado a desistir.
No final de uma prova relativamente aborrecida, Kimi Raikkonen levou a melhor sobre Fernando Alonso, com um avanço de 27 segundos. Jarno Trulli completou o pódio, o terceiro do ano com a Toyota, na frente de Ralf Schumacher e de Giancarlo Fisichella, no segundo Renault. Mark Webber acabou a corrida no sexto posto, enquanto que Juan Pablo Montoya vinha a seguir, no seu McLaren, enquanto que a fechar os pontos ficou o Red Bull de David Coulthard.
Assim sendo, o grande beneficiado foi Jarno Trulli, que conseguiu passar nas boxes o piloto australiano da Williams, que também beneficiou do atraso do seu companheiro de equipa. Ralf Schumacher, na primeira ronda de reabastecimentos. Atrás, Juan Pablo Montoya e Giancarlo Fisichella lutavam um com o outro pelo sexto posto, ao mesmo tempo que Michael Schumacher tentava recuperar algumas posições. Mas isso acabou na volta 47, quando um dos seus pneus rebentou e viu-se obrigado a desistir.
No final de uma prova relativamente aborrecida, Kimi Raikkonen levou a melhor sobre Fernando Alonso, com um avanço de 27 segundos. Jarno Trulli completou o pódio, o terceiro do ano com a Toyota, na frente de Ralf Schumacher e de Giancarlo Fisichella, no segundo Renault. Mark Webber acabou a corrida no sexto posto, enquanto que Juan Pablo Montoya vinha a seguir, no seu McLaren, enquanto que a fechar os pontos ficou o Red Bull de David Coulthard.
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