Niki Lauda perseguindo Nelson Piquet durante o GP da Áustria de 1984, lugar da corrida numero 400 da história da Formula 1. Apesar da longa carreira e das vitórias que alcançou, o austríaco de Viena só venceu por uma vez na sua terra, e foi nesse ano de 1984, treze anos após a sua estreia no mesmo circuito de Zeltweg, a bordo de um March oficial. E isso poderia não ter acontecido, como conta hoje o Luis Fernando Ramos, o Ico. É que nesse ano de 1984, Lauda perdeu a terceira marcha na sua caixa de velocidades e considerou abandonar a corrida. Só não o fez... por preguiça.
“Eu liderava a corrida com alguma vantagem. Na saída da curva Bosch a terceira marcha não funcionava mais. Ia encostar o carro porque sabia que sem a terceira marcha não daria para continuar” começou por contar ao jornalista brasileiro.
Só que o sitio onde queria encostar, a curva Bosch, fica situado a mais de dois quilómetros das boxes, e ele não tinha muita vontade de caminhar nesse dia: “Me lembrei que dali seria uma caminhada longa até os boxes. Então procurei outras marchas na caixa de velocidades e achei a quarta e a quinta. Estava indo para as boxes, mas deu para ver que poderia continuar assim e fui até o final, sem a terceira marcha”, continuou.
“Ganhei com o Piquet em segundo, mesmo rodando até quatro segundos por volta mais lento que ele. Perguntei porque ele não tinha me alcançado. Ele disse que achava que eu só estava fazendo um jogo com ele e que eu teria reservas. Quando eu disse que tinha um problema na caixa de velocidades, ele disse: ‘merda, essa corrida eu poderia ter ganho’. Ainda bem que ele não ganhou”, concluiu.
Ainda bem que lhe deu a preguiça nesse dia. Mais do que por fim ter a vitória "em casa" no seu palmarés, a sua luta pelo título mundial poderia ter sido logo entregue a Alain Prost. É que o francês tinha desistido, vitima de um despiste, e aqueles nove pontos que Lauda conquistou foram bem importantes para a sua caminhada rumo ao tricampeonato...
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