O terceiro dia do Rali da Sardenha era considerado como o mais duro da competição, e ele fez jus à sua reputação, com Haydon Paddon a fazer um pião e a ceder a liderança a Sebastien Ogier. Mas o pelotão teve imensas dificuldades, com alguns pilotos a atrasarem-se no rali.
O dia começou com o neozelandês a sofrer a pressão dos carros da Volkswagen, nomeadamente Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier, e os carros alemães partiram ao ataque, vencendo as duas primeiras classificativas do dia, mas Paddon respondeu na terceira, sendo o vencedor, com 1,4 segundos de vantagem para Ogier, aproveitando um erro do francês e colocando então a diferença entre eles para 8,8 segundos. Ao mesmo tempo, Jari-Matti Latvala caia três posições devido a um salto mal dado, que danificou uma roda do seu Volkswagen, e Anders Mikkelsen, que desistia de vez quando perdeu uma roda.
Pela tarde, aconteceram as duas passagens por Monte Lerno, a mais longa do rali, com 42,22 quilómetros, e isso poderia ser vantajoso para o piloto francês. Contudo, o jovem neozelandês afirmou que tinha a consciência de que a experiência contava: “Tenho uma pequena vantagem na posição da estrada mas o Ogier tem a vantagem da experiência. Na Assistência e para a próxima ronda de troços vamos subir o carro para o conservar”, começou por comentar.
Pela tarde, Paddon aguentou os ataques do piloto francês até a 17ª especial, altura em que sofreu um pião e perdeu a liderança para Ogier, com 12,6 segundos de diferença para o neozlandês. "Fizemos um pião a meio do troço. O pião, em si, não foi problema mas o motor não queria pegar e isso custou-nos 10 segundos. Depois vimos o Tanak e decidimos ir com calma e proteger o carro do piso que estava duro”, comentou Paddon no final da classificativa. Na mesma altura, Ott Tanak tinha problemas na sua caixa de velocidades (e não acabava o troço) e perdia o terceiro lugar para Mads Ostberg.
Contudo, à entrada da última classificativa do dia, o piloto da Hyundai sofreu problemas com a sua caixa de velocidades, acabando com Ogier com uma vantagem de 26,8 segundos sobre Paddon, enquanto que Jari-Matti Latvala teve mais problemas, pois partiu o amortecedor traseiro esquerdo, caindo na classificação, pois já era o quarto classificado.
No final do dia, Ogier mostrava a sua satisfação, afirmando que foram “dois dias fantásticos para mim. Nunca disse que liderar era impossível mas sabia que as minhas chances era muito pequenas. Muitas coisas aconteceram hoje e tem sido duro esta tarde”. Paddon perdeu ainda mais tempo por causa da sua caixa de velocidades e o seu atraso é agora de dois minutos e treze segundos, perdendo quase todas as chances de vitória.
Mads Ostberg é o terceiro, com três minutos e 25 segundos de atraso para Ogier, e tem mais de trinta segundos de vantagem sobre Mads Ostberg, o quarto classificado e o melhor dos Citroen. Elfyn Evans é o quinto e o melhor dos Ford, na frente de Jari-Matti Latvala, que perdeu tempo por causa dos danos que sofreu no carro, e agora está com um atraso de oito minutos e oito segundos.
A partir daqui, é o "bodo aos pobres": Yuri Protassov é o sétimo e melhor dos WRC2, co mais de 13 minutos de atraso para o líder, mas está em luta com o local Paolo Andreucci, pois ambos estão separados por sete segundos. A fechar o "top ten" estão o Skoda de Jan Kopecky e o Ford de Yazeed Al-Rajhi.
O rali da Sardenha termina amanhã, com mais quatro especiais.
Contudo, à entrada da última classificativa do dia, o piloto da Hyundai sofreu problemas com a sua caixa de velocidades, acabando com Ogier com uma vantagem de 26,8 segundos sobre Paddon, enquanto que Jari-Matti Latvala teve mais problemas, pois partiu o amortecedor traseiro esquerdo, caindo na classificação, pois já era o quarto classificado.
No final do dia, Ogier mostrava a sua satisfação, afirmando que foram “dois dias fantásticos para mim. Nunca disse que liderar era impossível mas sabia que as minhas chances era muito pequenas. Muitas coisas aconteceram hoje e tem sido duro esta tarde”. Paddon perdeu ainda mais tempo por causa da sua caixa de velocidades e o seu atraso é agora de dois minutos e treze segundos, perdendo quase todas as chances de vitória.
Mads Ostberg é o terceiro, com três minutos e 25 segundos de atraso para Ogier, e tem mais de trinta segundos de vantagem sobre Mads Ostberg, o quarto classificado e o melhor dos Citroen. Elfyn Evans é o quinto e o melhor dos Ford, na frente de Jari-Matti Latvala, que perdeu tempo por causa dos danos que sofreu no carro, e agora está com um atraso de oito minutos e oito segundos.
A partir daqui, é o "bodo aos pobres": Yuri Protassov é o sétimo e melhor dos WRC2, co mais de 13 minutos de atraso para o líder, mas está em luta com o local Paolo Andreucci, pois ambos estão separados por sete segundos. A fechar o "top ten" estão o Skoda de Jan Kopecky e o Ford de Yazeed Al-Rajhi.
O rali da Sardenha termina amanhã, com mais quatro especiais.
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