A Chaparral foi uma construtora que existiu na segunda metade dos anos 60, e que foi marcante em termos aerodinâmicos. Modelos da série 2 foram os primeiros a ter coisas como as asas traseiras, no modelo 2F, correndo quer na Endurance, quer na Can-Am.
Estreado em 1967, foi o culminar das experiências feitas por modelos anteriores como o 2E. Feito de aluminio, tinha um motor de 7 litros da Chevrolet, com os radiadores próximos do cockpit, e a asa móvel para ter maior aderência na parte traseira. O mais engraçado é que corriam com matriculas... do Texas.
O grande momento do Chaparral 2F foi nos 500 Quilómetros de Brands Hatch, quando correu com a dupla Phil Hill e Mike Spence. As coisas correram bem, e para Hill, campeão do mundo de Formula 1 em 1961, foi a sua última vitória da sua carreira, pois pouco tempo depois, abandonou a competição.
Contudo, pouco depois, a FIA decidiu mudar as regras e o carro não poderia mais correr, como aconteceu ao Ford GT40. Mas as suas soluções influenciaram a Formula 1, que no ano seguinte começaram a colocar nos carros de competição.
A lembrança do Chaparral foi a melhor maneira de homenagear um dos seus fundadores, Jim Hall, que completa 80 anos nesta quinta-feira. O texano Hall, que teve uma carreira de piloto com quatro temporadas, fundou a Chaparral com Hap Sharp (o "Hap" foi porque nasceu no dia da Ano Novo) em 1962 e esteve no automobilismo até 1980, quando fez o 2K, da IndyCar, vencendo as 500 Milhas de Indianápolis com Johnny Rutheford. E todas estas criações criaram um impacto em termos aerodinâmicos antes da Formula 1 as usar, como o 2J, que antecipava em dez anos o efeito solo.
Feliz Aniversário, Jim!
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