domingo, 12 de julho de 2015

WTCC: Lopez e Qinghua foram os melhores em Vila Real

Os pilotos da Citroen foram os grandes vencedores na ronda portuguesa - como seria de esperar - que fez a sua estreia no circuito citadino de Vila Real. O argentino José Maria Lopez e o chinês Ma Qinghua foram os grandes vencedores, com Tiago Monteiro foi o quinto na primeira corrida e acabou vitima de acidente envolvendo os dois Ladas na segunda prova.
  
Debaixo de sol e calor, e perante mais de 80 mil pessoas, que invadiram a cidade transmontana para um fim de semana cheio de automobilismo, os Citroen dominaram a primeira corrida do fim de semana. O argentino José Maria Lopez dominou a primeira corrida de fio a pavio, com Sebastien Loeb a segui-lo, mas sem conseguir passá-lo.

Mais atrás, a ação aconteceu com os Honda, entre Norbert Mischelisz, Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro. O húngaro e o italiano batalharam pelo lugar mais baixo do podio, enquanto que Monteiro era pressionado pelo chinês Ma Qinghua, mas conseguiu aguentar os ataques do piloto chinês. Yvan Muller acabou no sétimo lugar. 

A segunda corrida aconteceu mais tarde, com os Citroen de Ma Hinghua e Yvan Muller na primeira fila, com Tiago Monteiro a tentar surpreender os dois Ladas, mas estes o apertaram e atiraram-no para o muro, causando a entrada do Safety Car. Para além do português, o holandês Jaap van Lagen também acabou a corrida por ali. Outro dos que ficaram de fora foi o italiano Stefano D'Aste.

O Safety Car ficou na pista nas cinco voltas seguintes, ao que a corrida recomeçou com Ma Qinghua a defender-se de Yvan Muller, com Nicky Catsburg a aguentar os Honda de Tarquini e Mischelisz. Mas a estreiteza do circuito impedia as ultrapassagens. Mas no final da décima volta, Mischelisz conseguiu passar Jaap Van Lagen, ao mesmo tempo que Löeb passava os dois carros, mas o piloto do Lada toca no ex-piloto do WRC, acabando no muro.

Nas voltas seguintes, o húngaro foi pressionado por "Pechito" Lopez, para a quinta posição, enquanto que Tarquini tentava passar o piloto da Lada, sem grande êxito. E enquanto tudo isto acontecia, Ma Quinghua estava a caminho da sua segunda vitória no WTCC, já que Yvan Muller estava bem distante. Mas na volta 13, Catsburg bate forte nos rails de proteção e as bandeiras vermelhas são mostradas. O chinês foi declarado vencedor, com Muller no segundo posto, e Tarquini no terceiro lugar.

No final do fim de semana transmontano, "Pechito" Lopez continua a liderar, com 322 pontos, seguido por Yvan Muller, com 267, e Sebastien Loeb, com 230. Tiago Monteiro caiu para o sétimo lugar, com 123 pontos.

A proxima ronda do WTCC acontecerá dentro de dois meses, em Motegui.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...