A Formula 2 é algo do qual a FIA anda a planear há algum tempo para ter a melhor formula de acesso para a categoria máxima do automobilismo, e que fosse uma real alternativa para a GP2 e GP3, que tem de uma certa forma o apoio de Bernie Ecclestone, embora todos a vejam como um sorvedouro de dinheiro, vindo dos bolsos de pilotos que estão dispostos a pagar bem para lá chegarem.
E como sabem, a Formula 2 tem até tudo preparado por parte da entidade máxima do automobilismo, e a melhor prova disso é que, no sistema de pontos que os pilotos devem ter para obterem a Super-Licença para correrem na Formula 1, o vencedor tem direito a 60 pontos, exatamente o minimo garantido para que estes possam lá entrar. Contudo, a ideia da Formula 2, que está congelada desde 2012, vai ter de ser adiada por mais um ano, já que os planos para que esta pudesse ser reavivada no próximo ano foram abortadas.
Segundo conta hoje a Autosport portuguesa, a unica oferta que Stefano Domenicalli, o responsável por esta área, recebeu para promover esta competição veio da... sua rival, a GP2 Series Ltd. Domenicalli e a FIA esperavam que as intenções de um determinado construtor não identificado se concretizassem, mas isto não aconteceu, logo, não houve outra alternativa senão adiar as coisas por mais uma temporada.
Como a ideia não só é de reduzir custos - fazer uma temporada na GP2 custa atualmente 1,4 milhões de euros - mas também é o de fazer uma ligação à Formula 3 Europeia, por agora, as coisas ficam adiadas, provavelmente esperando por mais e melhores novidades, e que mantenha o objetivo de controlar os custos e ter uma grelha competitiva, atraindo os melhores pilotos. Mas até lá, será a GP2 e a GP3 as melhores alternativas, já que a World Series by Renault vai sofrer profundas mudanças, após a retirada da Renault como patrocinador principal.
A Formula 2 existiu desde 1967 a 1984, quando foi substituida pela Formula 3000, e voltou no final de 2008 como uma competição de baixo custo. Se na primeira encarnação, pilotos como Jacky Ickx, Jean-Pierre Beltoise, Patrick Depailler, Jean-Pierre Jabouille e René Arnoux inscreveram-se na lista de vencedores, nesta segunda encarnação, pilotos como Andy Soucek, Dean Stoneman e Mirko Bortolloti foram campeões.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...