Sebastien Ogier acabou este dia no lugar do costume: no comando do rali da Catalunha, mas para lá chegar, teve de penar um bocado, pois Jari-Matti Latvala e Ott Tanak não lhe facilitaram a sua vida, bem como Robert Kubica, que chegou a liderar o rali, mas foi mais uma vez vitima do azar, graças a dois furos.
Depois de Hayden Paddon ter feito o melhor tempo no "shakedown" (provavelmente para comemorar a renovação do seu contrato...), o rali começou com Sebastien Ogier a ser o melhor na Super-Especial de abertura, conseguindo bater Thierry Neuville por 2,1 segundos. Contudo, o facto do francês abrir a estrada nesta sexta-feira (onde todas as classificativas eram em terra) daria esperança aos que partiam atrás dele de atacar, e foi o que fizeram.
Primeiro, foi um... empate entre Paddon e Mads Ostberg, com Ogier a perder três segundos para a concorrência. E depois, Robert Kubica foi o mais veloz na terceira classificativa e liderava o rali. Pelo meio, começavam a surgir as primeiras vitimas: o italiano Lorenzo Bertelli capotara o seu Ford na segunda especial, mas sem consequências fisicas e muitos estragos no seu carro.
O polaco manteve a liderança na classificativa seguinte, apesar desta ter sido vencida por Ott Tanak, e por esta altura, os Volkswagen estavam em lugares mais discretos, entre o sexto e o oitavo posto. Algo que Ogier não o deixava satisfeito: "Tenho de atacar mais mas estou a pensar demasiado na próxima prova, em Gales", confessava então.
Na classificativa mais longa do dia, a primeira passagem por Terra Alta (35,68 km), Latvala e Ogier responderam, conseguindo respectivamente o primeiro e segundo tempo, mas com o francês a liderar por meros 0,8 segundos. O unico que acompanhou os Volkswagen foi Ott Tanak, enquanto que Robert Kubica teve dois furos, que o fizeram perder quase cinco minutos e o fizeram cair para o 29º posto. Tanak voltou a atacar na classificativa seguinte, voltando a vencer (empatado com Kubica) e subiu para o segundo posto.
O estónio continuou ao ataque, mas Latvala respondeu na classificativa seguinte, apesar de ele não ter sido o vencedor (foi Ostberg quem venceu), e ambos ficaram separados por 1,6 segundos. Tanak venceu na oitava especial e encurtou as distâncias, mas na última classificativa do dia, a segunda passagem por Terra Alta, foi Ogier que marcou o ritmo e foi o grande vencedor, chegando com uma vantagem de 7,2 segundos sobre Latvala, e acabando por liderar o ralo com quatro segundos de avanço. Ott Tanak foi quarto na classificativa e ficou com o terceiro posto, agora a 11,3 segundos da liderança.
Dani Sordo é o quarto classificado, a 26 segundos da liderança, e o melhor dos Hyundais, na frente de Mads Ostberg, também o melhor, mas dos Citroen. Anders Mikkelsen é o sexto, na frente de Hayden Paddon, no segundo Hyundai, enquanto que Kris Meeke e o oitavo. A fechar o "top ten" estão o terceiro Hyundai de Thierry Neuville e o Ford de Elfyn Evans.
O rali da Catalunha volta amanhã, com as classificativas em asfalto.
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