O segundo dia do Rali da Catalunha assistiu-se à transição da terra para o asfalto, mas independentemente da superfície, o domínio dos Volkswagen permanece o mesmo: Sebastien Ogier alargou a sua liderança para 54 segundos para o seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, onde o grande foco foi a luta pelo segundo posto, entre os Volkswagens de Latvala e Anders Mikkelsen, e o Hyundai de Dani Sordo.
O dia começou com oito classificativas em asfalto, e logo a abrir, Sebastien Ogier começou a vencer, e os carros alemães a ficarem com as três primeiras posições, seguidos pelo Ford de Robert Kubica. Atrás, Dani Sordo ascendia ao quarto posto, enquanto que Lorenzo Bertelli tinha voltado á estrada, depois de ter arranjado o seu Ford. Ogier continuou a cavalgada nas classificativas seguintes, alargando a liderança para 51,4 segundos no final da manhã. Aí, ele aproveitou os problemas de travões de Latvala e o ataque de Dani Sordo, que ascendeu ao segundo lugar, mas perseguido por Anders Mikkelsen. Mas para isso, também beneficiou do abandono de Ott Tanak, que na décima especial, despistou-se e arrancou uma roda do seu Ford.
A partir dali, a luta pelo pódio ficou bem quente, com os Volkswagen a lutarem com Sordo e Ostberg pelo lugar. Latvala teve mais dificuldades na 12ª especial, ao tocar num obstáculo de betão e perder um minuto para Ogier. "Cortei uma curva e bati num obstáculo de betão. Furei e parti a jante. Fiz mais dez quilómetros assim. Agora já só posso pensar no pódio", explicou o finlandês. Contudo, feitas as devidas reparações, venceu a classificativa seguinte, com um avanço de cinco segundo sobre Mikkelsen e isso o fez aproximar do segundo lugar.
Na parte da tarde, Latvala voltaria a vencer na segunda passagem por La Figuera e começou a apanhar Sordo e Mikkelsen, mesmo com o espanhol a andar "completamente no limite". O finlandês da Volkswagen já dizia que "está tudo a funcionar muito bem" e assim partia para o ataque, tentando apanhar os dois pilotos que tinha à sua frente. Sordo não conseguiu segurá-los e foi passado pelos Volkswagen, caindo para o quarto lugar após a segunda passagem por Capafonts, a classificativa favorita de... Latvala.
No final do dia, se Ogier tinha quase um minuto de avanço, já Latvala e Mikkelsen lutavam pelo segundo posto, com uma diferença de 2,9 segundos entre os dois, o que se prevê um dia duro para ambos, pois Dani Sordo, o quarto classificado, não anda muito longe, a 4,5 segundos, apesar de ter um andamento relativamente inferior a ambos.
Kris Meeke é o quinto, no seu Citroen, conseguindo passar o seu companheiro de equipa, Mads Ostberg, na última especial do dia, depois deste se ter atrasado... porque deixou cair o motor num cruzamento. "Foi um erro muito estúpido", afirmou o norueguês da Citroen. Thierry Neuville é o sétimo, na frente de Hayden Paddon, e os carros coreanos não andam longe dos carros franceses, pois a distância de Meeke, o quinto, a Paddon, o oitavo, é de meros... 15 segundos. A fechar o "top ten" estão o checo Martin Prokop e o sueco Pontus Tidemand, que é o melhor dos WRC2, na frente de Nasser Al Attiyah.
Amanhã, o rali da Catalunha cumpre as suas últimas seis classificativas.
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