Com o campeonato do mundo já decidido, máquinas e pilotos rumaram à Corsega, onde o WRC recebeu este ano mais um clássico, depois da federação francesa ter transferido o seu rali da Alsácia para a "ilha da Beleza". Mas este rali no inicio do outono poderia ter sido adiado por um ano, pois... nesta sexta-feira, a ilha no Mediterrâneo está a ser assolado por fortes chuvas que tem dificultado a vida de quem corre nas classificativas de asfalto.
Neste primeiro dia, com apenas três troços especiais, as coisas estavam tão más em termos de troços - as estradas de ligação estavam inundadas em certos pontos e houve pequenos desmoronamentos noutros - que a segunda especial do dia acabou por ser cancelada devido ao deterioramento das condições. Isto numa altura em que Sebastien Ogier disputava a liderança taco a taco com... Robert Kubica. O piloto polaco foi o melhor a Super-Especial do dia anterior, e na primeira classificativa do dia, empatou com o francês da Volkswagen!
Ogier disse que teve "um início cauteloso mas sem ser fácil" por causa das condições que viu pela frente, enquanto que o polaco não estava muito contente. "Não temos a afinação ideal. Entrámos com cuidado. Isto não é pilotar. Muito difícil. O carro foge de frente", afirmou.
Ogier disse que teve "um início cauteloso mas sem ser fácil" por causa das condições que viu pela frente, enquanto que o polaco não estava muito contente. "Não temos a afinação ideal. Entrámos com cuidado. Isto não é pilotar. Muito difícil. O carro foge de frente", afirmou.
Quem entrou com o pé esquerdo no rali foi Thierry Neuville, que sofreu um toque na roda traseira esquerda e teve de trocar de pneus, com danos na suspensão do seu Hyundai.
Pouco depois, o agravamento das condições no segundo troço do dia, o de Camozza-Ponte Leccia (43,69 quilómetros), fez com que a organização anulasse o troço, passando os carros para o posto de assistência de Corte e preparar para a classificativa seguinte. Ali, em Francardo-Sermano, o melhor foi Elyn Evans, que com o seu melhor tempo... passou para a liderança do rali, com uma vantagem de 18,7 segundos sobre Kevin Abbring e 22,9 segundos sobre Jari-Matti Latvala. E o próprio piloto galês até parecia não estar convencido... "Acho que não fui suficientemente rápido", confessou.
Já Abbring estava mais contente com a sua performance: "Fizemos mudanças no carro durante a assistência. Está bom e as notas também. É apenas o nosso segundo rali de asfalto com o i20", disse o holandês.
Quem teve problemas foi Sebastien Ogier, que furou e perdeu um minuto e 13 segundos por causa das muitas pedras que estavam na estrada por causa das chuvas. "Sabia que aqui ia ser uma lotaria, com tantas pedras e terra. Tivemos um furo e parámos para mudar", explicou.
Robert Kubica caiu para o quinto posto, após ter sido apenas o 11º melhor na especial. Em contraste, Stephane Sarrazin deu um ar da sua graça e foi terceiro, no seu Ford Fiesta e subiu para o sexto posto da geral, a 43,1 segundos da liderança. Outro piloto francês, Bryan Bouffier, foi o quarto na etapa e é o nono da geral, a um minuto e quatro segundos da liderança.
O Rali da Corsega prossegue amanhã, com mais três longas classificativas.
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