O primeiro dia do último rali da temporada, no País de Gales, demonstrou mais uma vez o domínio dos Volkswagen nas classificativas britânicas, com Sebastien Ogier e Kris Meeke a disputarem a liderança do rali, com o francês a terminar o dia uma vantagem de 13,2 segundos sobre o piloto da Citroen.
Depois de um empate no "shakedown" do dia anterior entre , o rali de Gales começou com os concorrentes a percorrerem seis classificativas, e começou com Ogier ao ataque, vencendo o seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, por 0,8 segundos, com Kris Meeke a ser o terceiro, a 4,4 segundos. Mas foi uma classificativa com alguns sustos para o campeão francês, que se queixava não só das condições da estradas... como também dos espectadores. "Foi difícil e no meio da especial havia malucos na estrada sem se moverem", comentou.
Mas a seguir, houve uma mexida significativa quando Latvala caiu numa vala na segunda especial, a de Sweet Lamb (3100 metros de extensão), acabando por abandonar. Assim sendo, Kris Meeke acabou por ser o segundo melhor e ficou com o mesmo lugar, agora a seis segundos de Ogier. Anders Mikkelsen, o terceiro Volkswagen da prova, era o terceiro, a 10.2 segundos da liderança.
No final, o finlandês comentou: "Foi provavelmente o erro mais embaraçoso da minha carreira. Trocámos de pneus após o primeiro troço, tínhamos um novo pneu dianteiro direito e não aquecemos os pneus como deve ser. Na segunda zona de travagem travei forte para ver se conseguia imobilizar melhor o carro, mas como o pneu ainda estava frio, a roda bloqueou imediatamente. O motor foi abaixo e não consegui segurá-lo, indo direto para a vala. Não havia qualquer dano na zona dianteira carro, mas ficámos presos e não conseguíamos sair", descreve.
No final da manhã, após a especial de Mheyrin, Ogier alargava a vantagem sobre Meeke em doze segundos, enquanto que este lidava com a aproximação de Mikkelsen. Um pouco atrás, o desastre atingia os Hyundai, com Thierry Neuville a perder uma roda e a despistar-se, enquanto que Dani Sordo sofria um pião e perdia 24,7 segundos para os primeiros.
Na parte da tarde, Ogier continuou a aumentar a vantagem para Meeke, apesar de ter perdido 5,2 segundos na quarta especial, vencida pelo britânico. Mikkelsen era o terceiro e atrás, Robert Kubica tentava recuperar tempo, depois de ter perdido três minutos na especial anterior por problemas mecânicos. Era o sexto melhor e subia ao 13º posto da geral. As duas últimas especiais foram vencidas por Ogier, mas a diferença apenas ficava-se pelos 13.5 segundos, com Mikkelsen a 31,4 segundos do líder.
Atrás, Mads Ostberg conseguia ser quarto e de uma certa maneira, acompanhava os três primeiros, tendo apenas uma desvantagem de 43 segundos. Já algo mais distante, no quinto, posto, está Dani Sordo, no seu Hyundai, pois está a um minuto e 18 segundos da liderança. Ott Tanak é o sexto e o melhor dos Ford, a um minuto e 34 segundos, também já distante de Hayden Paddon, no segundo Hyundai. Os Fords de Elfyn Evans e Lorenzo Bertelli são oitavo e nono, enquanto que o francês Stephan Lefebvre fecha o "top ten" no seu Citroen DS3.
O Rali de Gales prossegue amanhã.
Depois de um empate no "shakedown" do dia anterior entre , o rali de Gales começou com os concorrentes a percorrerem seis classificativas, e começou com Ogier ao ataque, vencendo o seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, por 0,8 segundos, com Kris Meeke a ser o terceiro, a 4,4 segundos. Mas foi uma classificativa com alguns sustos para o campeão francês, que se queixava não só das condições da estradas... como também dos espectadores. "Foi difícil e no meio da especial havia malucos na estrada sem se moverem", comentou.
Mas a seguir, houve uma mexida significativa quando Latvala caiu numa vala na segunda especial, a de Sweet Lamb (3100 metros de extensão), acabando por abandonar. Assim sendo, Kris Meeke acabou por ser o segundo melhor e ficou com o mesmo lugar, agora a seis segundos de Ogier. Anders Mikkelsen, o terceiro Volkswagen da prova, era o terceiro, a 10.2 segundos da liderança.
No final, o finlandês comentou: "Foi provavelmente o erro mais embaraçoso da minha carreira. Trocámos de pneus após o primeiro troço, tínhamos um novo pneu dianteiro direito e não aquecemos os pneus como deve ser. Na segunda zona de travagem travei forte para ver se conseguia imobilizar melhor o carro, mas como o pneu ainda estava frio, a roda bloqueou imediatamente. O motor foi abaixo e não consegui segurá-lo, indo direto para a vala. Não havia qualquer dano na zona dianteira carro, mas ficámos presos e não conseguíamos sair", descreve.
No final da manhã, após a especial de Mheyrin, Ogier alargava a vantagem sobre Meeke em doze segundos, enquanto que este lidava com a aproximação de Mikkelsen. Um pouco atrás, o desastre atingia os Hyundai, com Thierry Neuville a perder uma roda e a despistar-se, enquanto que Dani Sordo sofria um pião e perdia 24,7 segundos para os primeiros.
Na parte da tarde, Ogier continuou a aumentar a vantagem para Meeke, apesar de ter perdido 5,2 segundos na quarta especial, vencida pelo britânico. Mikkelsen era o terceiro e atrás, Robert Kubica tentava recuperar tempo, depois de ter perdido três minutos na especial anterior por problemas mecânicos. Era o sexto melhor e subia ao 13º posto da geral. As duas últimas especiais foram vencidas por Ogier, mas a diferença apenas ficava-se pelos 13.5 segundos, com Mikkelsen a 31,4 segundos do líder.
Atrás, Mads Ostberg conseguia ser quarto e de uma certa maneira, acompanhava os três primeiros, tendo apenas uma desvantagem de 43 segundos. Já algo mais distante, no quinto, posto, está Dani Sordo, no seu Hyundai, pois está a um minuto e 18 segundos da liderança. Ott Tanak é o sexto e o melhor dos Ford, a um minuto e 34 segundos, também já distante de Hayden Paddon, no segundo Hyundai. Os Fords de Elfyn Evans e Lorenzo Bertelli são oitavo e nono, enquanto que o francês Stephan Lefebvre fecha o "top ten" no seu Citroen DS3.
O Rali de Gales prossegue amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...