A Jaguar apresentou hoje a sua equipa para a Formula E, que vai competir na terceira temporada da competição elétrica, que arrancará em setembro de 2016. A marca britânica, detida pela Tata, vai correr no lugar deixado vago pela Trulli GP e fez uma parceria com a Williams Advanced Engeneering no sentido de colocar uma equipa na competição e desenvolver a sua própria unidade de propulsão, bem como as suas baterias, e será a mais recente marca a participar na nova competição elétrica, para além da Renault, Citroen (através da DS) e Audi, através da Abt.
A ideia é também de publicitar a nova gama de carros elétricos que pretende comercializar a médio prazo.
James Barclay, o diretor de equipa da Jaguar, explicou os motivos pelos quais decidiram ingressar numa competição como a Formula E: “Analisámos em detalhe as diferentes alternativas para regressar ao desporto automóvel. Era uma decisão tão importante para Jaguar que queríamos que fosse a mais acertada. Com nossos planos de veículos elétricos para o futuro, a Fórmula E era a opção mais clara e cremos que os benefícios são enormes. A FIA e o patrocinador têm planos emocionantes para o futuro do campeonato e temos o prazer de ser um dos primeiros fabricantes de veículos que se compromete com o campeonato com a nossa própria equipa. Temos muito para fazer antes da primeira corrida, mas é um desafio que assumimos com entusiasmo. Esperamos poder dar as boas-vindas a uma nova geração de fãs Jaguar através deste programa apaixonante”, finalizou.
Já Nick Rogers, o diretor de engenharia da Jaguar, afirmou: "É com grande prazer que anuncio o regresso da Jaguar à competição com a sua participação no inovador campeonato de Fórmula E da FIA. Os veículos elétricos irão ocupar, sem dúvida, um lugar importante na gama futura de produtos da Jaguar Land Rover e a Fórmula E irá proporcionar-nos uma oportunidade única para continuar a desenvolver tecnologias de propulsão elétrica", começou por explicar.
"O campeonato irá permitir-nos desenhar e testar as nossas tecnologias avançadas em condições extremas de performance. Estou convencido que nos próximos cinco anos veremos mais alterações no mundo automóvel do que nas últimas três décadas. No futuro estaremos mais ligados e tudo será mais sustentável, a propulsão elétrica e as tecnologias leves estão a adquirir mais importância que nunca com o aumento do desenvolvimento urbano. A Fórmula E identificou estas tendências e reagiu em conformidade e o enfoque inovador e emocionante do campeonato ajusta-se na perfeição à nossa marca", concluiu.
Já Alejandro Agag, o diretor da Formula E, exprimiu o seu contentamento por receber mais uma marca na competição: "Estamos muito felizes em receber a Jaguar na Fórmula E" começou por dizer. "A Jaguar é uma marca com uma rica herança desportiva e o fato de que ele está a regressar ao automobilismo mundial através da Fórmula E é um grande selo de aprovação ao campeonato e à sua capacidade de influenciar o desenvolvimento de carros elétricos." continuou.
"A Jaguar traz consigo uma base de fãs apaixonados que irá ajudar à popularidade do campeonato um pouco por todo o mundo e mais uma vez, mostra que a Fórmula E é o futuro do automobilismo", concluiu.
Ainda não se sabe quem será o os seus pilotos nesta aventura na competição elétrica.
Este será o regresso da marca ao automobilismo, onze anos depois do final da sua aventura na Formula 1, com parcos resultados. A Jaguar esteve na competição máxima do automobilismo entre 2000 e 2004, com pilotos como Eddie Irvine, Pedro de la Rosa e Mark Webber, entre outros, e conseguiu apenas três pódios. Parta além disso, passou a ideia de ter desperdiçado dinheiro sem conseguir resultados, dado que nessa altura, a marca pertencia à Ford.
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