A etapa de hoje à volta de Uyuni, em terras bolivianas, provou ser de autêntica maratona... e de autêntica tareia para os concorrentes. Sebastien Loeb perdeu muito tempo e o comando para Stephane Peterhansel, enquanto que Paulo Gonçalves tem a liderança por um fio, depois de nova vitória de Toby Price, enquanto que Joan Barreda Bort atrasou-se, com problemas na sua moto Honda e Ruben Faria caiu ao chão, fraturando o pulso direito.
Nos carros, a etapa de 542 quilómetros cronometrados resultou em mais uma tripla da Peugeot, com Stephane Peterhansel a bater Carlos Sainz por meros 17 segundos, enquanto que sebastien Loeb atrasou-se um pouco e ficou a oito minutos e 15 segundos do vencedor da etapa. Nasser Al Attiyah foi o quarto, a oito minutos e 51 segundos.
Na classificação geral, a vitória de Peterhansel e a distância que conseguiu sobre Loeb foi mais do que suficiente para que o veterano assumisse a liderança com uma vantagem de 27 segundos sobre loeb, com Carlos Sainz a rodar na terceira posição, a cinco minutos e 55 segundos do primeiro. Nasser Al Attiyah é o melhor dos não-Peugeot, no quarto posto, a quinze minutos e dezanove segundos.
Nas motos, o dia não foi muito bom para as cores portuguesas. Se Paulo Gonçalves já se adaptou melhor e acabou no terceiro posto, mantendo a liderança (apenas 35 segundos separam ele de Toby Price), já Ruben Faria teve azar, caindo na etapa e fraturando o pulso, sendo evacuado de helicóptero para o hospital mais próximo e terminando ali a sua participação no Dakar. A Husqvarna pardia ali o seu ponta de lança na prova. Quanto a Hélder Rodrigues, foi o quinto na especial.
Em termos de etapa, Toby Price voltou a vencer, numa dupla da KTM (o austriaco Matthias Walkner foi o segundo) e também onde Joan Barreda Bort e Kevin Benavides tiveram problemas e atrasaram-se muito. O espanhol parou duas vezes na etapa, e depois descobriu-se que tinha partido o motor, e o argentino perdeu mais de quinze minutos e meio, caindo para a oitava posição.
Na especial, Gonçalves continua a liderar, com os tais 35 segundos de diferença para Toby Price, enquanto que o terceiro classificado é Walkner, agora a dois minutos e 50 segundos da liderança. Hélder Rodrigues é agora o sexto, a vinte minutos e doze segundos do lider, mas não anda muito longe do quinto, o chileno Pablo Quintanilla.
Amanhã, a caravana do Dakar sairá de Uyuni para regressar a terras argentinas, mais concretamente a Salta, numa etapa que levará 793 quilómetros, 353 dos quais em especial cronometrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...