O Top Gear é um programa que já existe desde 1977, mas em 2002 decidiu fazer uma revisão profunda que acabou por criar um monstro, com três apresentadores míticos e um produtor muito bom, que fizeram do programa uma mina de ouro graças aos seus comentários muitas vezes politicamente incorretos. Contudo, em março de 2015, Jeremy Clarkson esmurrou um produtor e a BBC não teve outra chance senão despedi-lo. E com isso, desencadeou uma cadeia de eventos que resultou na situação em que vivemos: os três apresentadores afastados estão a continuar num canal totalmente novo, enquanto que no lugar original, três (ou quatro) novos apresentadores estão a tentar fazer o seu melhor num programa que vive dias difíceis, com a saída de dois produtores e as dificuldades de convívio entre o novo apresentador e a BBC, que quer controlar melhor as coisas.
E tudo isso pode ser lido hoje no jornal mais sensacionalista da Grã-Bretanha: The Sun.
Com Chris Evans agora a controlar as coisas na BBC, existe a expectativa de saber como é que andariam as coisas por lá, dado que ele tem uns sapatos muito grandes para calçar (por muitos que os detractores odeiam admitir), e pelos vistos, a viagem não tem sido boa. Ao mesmo tempo que Evans anunciou que David Coulthard, Sabine Schmitz e Chris Harris como seus co-apresentadores, uma das produtoras, Lisa Clark, abandonou o programa por alturas do Natal, acompanhado por um dos argumentistas, Tom Ford, enquanto que há noticias de tensões entre Evans e Kim Shillingshaw, outra produtora da BBC, que tem fama de ser ambiciosa e controladora, e que está a ser um pesadelo para os que trabalham no programa. É que Evans, trabalhador incansável (tem tres programas ao mesmo tempo!) tem também funções de produtor e fama de controlador.
Para piorar as coisas, já houve incidentes a registar. "A primeira vez que ele deu uma volta na pista do Top Gear acabou em desastre, pois ele despistou-se e destruiu o carro que conduzia. Infelizmente para ele era um Jaguar novinho em folha que tinha sido emprestado para o programa", contou uma fonte do programa ao jornal inglês.
E para adicionar mais pressão desnecessária, Evans já anunciou que o primeiro programa iria para o ar a 8 de maio, algo que a BBC... não sabia. O que irá adicionar mais pressão e aumentar a tensão entre todos os membros do elenco.
Entretanto, a noticia fala sobre os "três estarolas", que estão tranquilamente a gravar os episódios do novo programa na Amazon, que ainda não tem nome. E o que se fala ali é que eles terão tiudo à sua disposição. Para começar... o orçamento. Cada episódio vai custar a módica quantia de... quatro milhões de libras. Já podem imaginar se a primeira temporada tiver dez episódios, não é? À partida, o programa irá para o ar em setembro, e terá três temporadas de 12 episódios cada uma. Isto significa que terão a incrível quantia de... 160 milhões de libras. Quase duzentos milhões de euros. Isso é orçamento de uma equipa de Formula 1 como a Mercedes ou a Ferrari...
Mas aparentemente eles estão atentos com o que se passa na BBC e poderão fazer algo por alturas do lançamento do programa, um pouco para que os espectadores possam comprar o incomparável. E isso poderá ter consequências imprevisíveis, claro. Alguns pregos no caixão do novo Top Gear, por exemplo...
Vamos a ver. O ano de 2016 promete ser interessante neste campo dos programas de televisão sobre automóveis.
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