As classificativas de abertura do Rally de Monte Carlo - e a abertura do Mundial de 2016 do WRC - esta noite, começou com os Volkswagen na frente, mas acabou com o Citroen na liderança. As duas primeiras classificativas deste rali, que aconteceram na noite desta quinta-feira, deram a primeira liderança a Sebastien Ogier mas Kris Meeke deu o seu melhor e acabou na frente do rali, com 6,9 segundos de vantagem sobre o piloto da Volkswagen.
A primeira especial da noite, a de Val de Chavagne-Rouane, com 21,25 quilómetros, colocou Ogier como o vencedor, com um tempo 4.1 segundos mais veloz do que Meeke, que perdeu sete segundos por causa de um pião. Anders Mikkelsen foi o terceiro, a 9,4 segundos do seu companheiro de equipa, seguido por Jari-Matti Latvala, a 11,2 segundos. Thierry Neuville foi o melhor dos Hyundai, com o quinto tempo, a 0,5 segundos do finlandês, na frente de Mads Ostberg e dos seus companheiros de equipa, Hayden Paddon e Dani Sordo. Robert Kubica foi o melhor dos Ford, fazendo o nono tempo.
“Fui cauteloso, as condições estão boas, mas há locais escorregadios. Podia ter andado mais depressa, mas preferi ter cautela” disse Sébastien Ogier no final da especial de abertura. Por outro lado, Meeke considera que o tempo perdido no pião o impediu de estar na liderança: “O carro está bom mas fiz um pião de 360º num gancho perto do início e terei perdido cerca de sete segundos”, comentou o britânico da Citroen.
“Foi um bom início. Considerando que o ano passado por esta altura já tinha perdido 50 segundos, melhorei bastante”, disse Mikkelsen, enquanto que Latvala comentou: “O Seb pilotou muito bem, eu não quis correr qualquer risco. Podia ter andado mais, não estava muito escorregadio. Estou contente com o meu arranque”.
Passado para a segunda classificativa, a de Barles-Seyne, com 20,58 quilómetros, com as bermas com neve acumulada e gelo no final da etapa, que aumenta as possibilidades dos carros escorregarem. Mas apesar dos avisos, Meeke voou para vencer a etapa, conseguindo onze segundos de avanço sobre Ogier e ficou com a liderança do rali, a 6,9 segundos do francês. Mikkelsen foi o terceiro, a... 14,7 segundos, com Paddon a ser o quarto. Jari-Matti Latvala perdeu tempo devido a um toque na parte traseira do seu carro, que o obrigou a ir mais devagar, perdendo 31,6 segundos.
"Tivemos de ser muito cuidadosos, pois havia neve e gelo no final. Estou feliz por estar aqui, mas estamos ainda no começo!", comentou Ogier. Já Meeke respondeu: "Estou realmente feliz."
"Nós batermos em alguma coisa na parte mais gelada. Eu não sabia se tinha danificado a suspensão traseira, então eu estava muito cauteloso após isso", disse Latvala. O terceiro piloto da Volkswagen, Anders Mikkelsen, comentou sobre a classificativa: "Levei-o de forma demasiado cuidadosa. Fiquei feliz com a classificativa. A tripulação fez um bom trabalho. Pude confiar nas notas!"
"Nós batermos em alguma coisa na parte mais gelada. Eu não sabia se tinha danificado a suspensão traseira, então eu estava muito cauteloso após isso", disse Latvala. O terceiro piloto da Volkswagen, Anders Mikkelsen, comentou sobre a classificativa: "Levei-o de forma demasiado cuidadosa. Fiquei feliz com a classificativa. A tripulação fez um bom trabalho. Pude confiar nas notas!"
Amanhã é a segunda etapa, com seis classificativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...