A Manor chega a 2016 com muitas expectativas no ar, depois de se saber que terá motores Mercedes nesta temporada. Com uma dupla de pilotos totalmente nova, constituída pelo alemão Pascal Wehrlein e o indonésio Rio Haryanto, o Manor MRT05 apresenta-se, segundo os seus responsáveis, com confiança, afirmando que é o bólido "mais desenvolvido, ambicioso e agressivo" da equipa.
Com uma combinação de cores que faz lembrar o Spirit de 1983, que na altura tinha o motor Turbo, o carro ainda se encontra "despido" de patrocínios, excepto a asa traseira, onde se pode ver o logótipo da gasolineira indonésia Petramina, que ajudou a colocar Haryanto na Formula 1.
Na apresentação do carro, as explicações foram dadas essencialmente pelo seu diretor técnico, John McQuillan, que elogiou os esforços dos funcionários da equipa na concepção e desenvolvimento do carro, que ele afirma ser o melhor da equipa na sua história.
"Ainda que seja muito cedo, nós podemos dizer facilmente que este é o melhor carro que já lançamos. Certamente, é o mais desenvolvido, o mais ambicioso e o mais agressivo. O pacote global é um passo muito significativo em frente, não apenas em relação ao ano passado, mas em relação a todos os outros carros. Então, sim, nós ainda temos um longo caminho a percorrer partindo daqui em termos de desenvolvimento do MRT05, mas já é um pacote dos sonhos no qual os 154 funcionários da Manor trabalharam no duro para desenhá-lo e construí-lo. Numa equipa pequena como a nossa, cada um fez a sua parte", começou por afirmar.
"Bem, para começar, é tudo novo. Como deve ser, claro, mas nós tivemos de fazer o ano passado [com o carro de 2014] e não é para isso que nós estamos aqui. O nosso modo de vida é de construir carros e é ótimo voltar a fazer o que amamos. Também é muito bom fazer isso quando nós temos as ferramentas certas para o trabalho. Então é algo muito especial", continuou.
"Melhor ainda, o MRT05 é um competidor. Nós acreditamos muito nele. A equipe de design focou quase exclusivamente nele desde a segunda metade da temporada passada, e é algo completamente diferente dos seus antecessores. Não fica devendo performance em nenhum sentido e posso dizer agora que não há uma nova peça do novo carro que não tenhamos projetado de forma diferente", concluiu o engenheiro.
Dave Ryan, o novo diretor desportivo da equipa, afirmou que o novo carro - que teve ajuda da Williams em termos tecnológicos, como a caixa de velocidades e o sistema KERS - afirmou que espera coisas boas da nova dupla de pilotos:
“Pascal e Rio são grandes reforços para nossa equipe. Eles são jovens e têm muita vontade, mas, crucialmente, são pilotos experientes, com muito talento e um grande potencial. Nós estamos muito orgulhosos por eles estrearem na Formula 1 pela Manor”, comentou o engenheiro, com passagem pela McLaren.
Sobre o que esperar da equipa, Ryan é claro. “Respeito e competitividade. Cada membro desta equipa está ansioso pela primeira corrida em Melbourne, dentro de algumas semanas. Sabemos que temos de melhorar em cada área e que não podemos de forma alguma subestimar nossos oponentes, mas nós montamos um grande grupo de pessoas, temos uma fantástica parceria técnica com a Williams e com a Mercedes, e agora cabe a nós corresponder”, complementou.
Pascal Wehrlein vai guiar o novo chassis no primeiro dia dos testes no circuito espanhol, para depois passar ao seu novo companheiro de equipa no dia seguinte.
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