Sebastien Ogier continua a liderar o rali da Suécia, mas o grande destaque do dia é o Hyundai de Hadden Paddon, que ocupa o lugar a seguir e esteve todo o dia na perseguição ao piloto francês, embora tenha recebido ordens para não brigar pela liderança, no intuito de preservar o máximo de pontos possível.
Contudo, o dia - que já tinha três troços anulados - começou com polémica, quando o italiano Lorenzo Bertelli, décimo classificado no final do primeiro dia, decidiu abandonar o rali alegando que os comissários lhe faltaram ao respeito em termos da segurança dos troços deste rali.
“Muito foi dito e discutido, mas pouco ou nada mudou! Penso que os organizadores fizeram um grande trabalho em assegurar medidas de segurança que não foram menores que outras provas e a razão para o meu abandono pode ser pouco popular, mas eu espero que isto sirva para destacar o que sinto ser uma pecha neste desporto. A minha esperança é que no futuro as equipas sejam levadas em maior consideração. Os ralis são um dos poucos desportos em que os seus pilotos não têm representação oficial. Espero que as minhas palavras não caiam em saco roto e muitos dos meus colegas possam concordar com elas. Mesmo que eu respeite as suas escolhas. Peço perdão por envolver os adeptos, patrocinadores e equipa que, como eu, gostavam de me ver nas especiais", afirmou em comunicado oficial.
Nos troços propriamente ditos, a jornada começou com Anders Mikkelsen a ser o melhor, e a confessar a razão pelo qual o seu companheiro de equipa ser o melhor de todos: “Tentei seguir as linhas do Seb (Ogier), e posso-vos dizer que ele está a cortar todas as bermas, bater em pedras, está a arriscar muito e a ir para lá dos limites”, afirmou. Por causa disso, o norueguês subiu para o terceiro posto da geral.
Se Ogier está a abusar da sorte, até agora está a tê-la toda, porque os seus adversários andam azarados. Thierry Neuville penalizou em 20 segundos por causa de um problema com o seu "rollbar", enquanto que Dani Sordo perdeu um minuto depois de ter batido numa pedra.
A partir dali, Haydon Paddon partiu ao ataque. Apesar de ter sido Jari-Matti Latvala o vencedor na 12ª especial, a primeira passagem por Vargasen, o neozelandês da Hyundai foi o grande destaque, sendo o terceiro e ganhando mais de 23 segundos a Ogier, que apenas foi o 11º na especial. A diferença tinha caído para os 8,8 segundos, mais de vinte sobre Mads Ostberg, que agora era o terceiro da geral. A seguir, na segunda passagem por Rammen, Paddon perdeu o duelo pessoal com Ogier por 1,4 segundos, mas o neozelandês consolidava o segundo posto, mantendo os mais de vinte segundos de vantagem sobre Mads Ostberg. Anders Nikkelsen fez um pião e atrasou-se ainda mais, ficando com o quarto lugar da geral à vista do Ford de Ott Tanak.
Contudo, a equipa pediu ao neozelandês para ser menos afoito e garantir os 18 pontos do segundo posto, já que amanhã, apenas se disputará a Power Stage. Mesmo assim, o neozelandês afirmava que não estava preocupado: “Esperava mais, mas o Seb está a forçar. Já sabia que seria difícil nesta especial, porque as condições são diferentes. Vamos tentar manter o ritmo, e olhar pelos pneus”, comentou.
E isso refletiu-se na 16ª especial, a segunda passagem por Vargasen, onde Ogier foi o mais veloz e alargou a diferença para 15,9 segundos. “Agora só queremos manter a nossa posição. OK, começámos este troço 10s atrás do Ogier, mas isso é como estar um minuto atrás doutro piloto. Temos que ser espertos. Tivemos algumas dificuldades neste troço, porque já tínhamos utilizado os mesmos pneus no troço anterior” disse o neozelandês.
No final, Ogier acabou o dia com uma vantagem de 17,1 segundos sobre Paddon e praticamente é o vencedor deste rali, pois amanhã só será feito o Power Stage. Mads Ostberg é o terceiro, a 42,3 segundos, e o unico a ficar a menos de um minuto do líder. Anders Mikkelsen, no segundo Volkswagen, é o quarto, a um minuto e sete segundos, e com uma vantagem de 24 sobre Ott Tanak, o quinto e o segundo melhor Ford.
Dani Sordo é o sexto e o segundo melhor dos Hyundai, seguido por Henning Solberg, que andou o dia a lutar com o irlandês Caig Breen, enquanto que o "top ten" ficou completo com os WRC2 de Elfyn Evans e de Pontus Tidemand.
O rali da Suécia termina amanhã.
No final, Ogier acabou o dia com uma vantagem de 17,1 segundos sobre Paddon e praticamente é o vencedor deste rali, pois amanhã só será feito o Power Stage. Mads Ostberg é o terceiro, a 42,3 segundos, e o unico a ficar a menos de um minuto do líder. Anders Mikkelsen, no segundo Volkswagen, é o quarto, a um minuto e sete segundos, e com uma vantagem de 24 sobre Ott Tanak, o quinto e o segundo melhor Ford.
Dani Sordo é o sexto e o segundo melhor dos Hyundai, seguido por Henning Solberg, que andou o dia a lutar com o irlandês Caig Breen, enquanto que o "top ten" ficou completo com os WRC2 de Elfyn Evans e de Pontus Tidemand.
O rali da Suécia termina amanhã.
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